Se acha que quanto menos pessoas, menos problemas pense novamente. Uma nova pesquisa publicada hoje descobriu que, apesar da crise financeira ter resultado em uma diminuição nas viagens de avião no Brasil durante as férias da Páscoa, as companhias aéreas ainda não conseguiram aumentar o desempenho On-Time-Performance (voos chegando com somente 15 minutos ou menos de atraso) no país. Felizmente, a AirHelp, principal empresa de compensação de voo do mundo que foi lançada recentemente no Brasil, está pronta para ajudar os passageiros a pedirem a indenização a que tem direito.
De acordo com uma pesquisa realizada pela AirHelp, o número de voos durante a Páscoa no Brasil têm diminuído desde 2015, época em que a crise financeira teria chegado no país. Depois de crescer constantemente a cada ano desde 2013, o número de voos nos cinco dias da Páscoa no ano passado (10,500) caiu 16% quando comparado ao mesmo período em 2015 (12,600).
No entanto, enquanto menos vôos estão passando pelos aeroportos, a capacidade das companhias aéreas de garantir que seus aviões funcionem no horário não melhorou, caindo de 91% em 2016 para 89% no ano passado. Embora as companhias aéreas claramente não estejam imunes aos impactos da crise financeira, os passageiros brasileiros nunca foram melhor posicionados para reivindicar compensação, cortesia do lançamento da AirHelp no país.
Desde o lançamento na Europa cinco anos atrás, AirHelp – que tem 500 funcionários espalhados por escritórios na Alemanha, Espanha, Hong Kong e Polônia – ajudou mais de cinco milhões de pessoas a processar pedidos de indenização de companhias aéreas no valor de R $ 1,2 bilhão em reembolso total. De acordo com a EC261, uma legislação europeia que protege, entre outras coisas, todos os voos que pousam em aeroportos da UE e operados pelas companhias aéreas da UE, os passageiros têm direito a uma compensação de até R$ 2400 se seu voo sofrer um atraso de quatro horas ou mais.
“Ninguém quer que seus planos de viagem da Páscoa sejam impactados por atrasos das companhias aéreas, especialmente pelo fato do processo de se candidatar para a compensação de vôos ser complexo e deliberadamente demorado” disse Denis da Silva, representante da AirHelp no Brasil. “Airhelp lida com esse processo no nome dos passageiros, tirando o estresse de candidatura para compensação, fazendo isso o mais livre de problemas possível para o consumidor, que pode continuar aproveitando o feriado de Páscoa sem preocupações.”
AirHelp estima que, desde 2015, mais de 66,000 viajantes tiveram o direito legal à indenização com base na legislação EC261, todavia, somente 50% pediram sua indenização, o que totaliza em uma média de R$ 80 milhões de reembolso intocado no país nos últimos três anos.
Website: https://www.airhelp.com/pt-br