ONU recomenda uso racional do plástico

0
645
Uso Racional do Plástico
Foto: Governo do Estado de São Paulo
SB post

A poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são necessários, pelo menos, 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha e desapareça do meio ambiente.

Em todo o mundo, 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto. Todos os anos usamos até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis.

Apenas na última década foi produzido mais plástico do que em todo o século passado. Todos os anos, são utilizados 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas.

No total, 50% do plástico que usamos é utilizado apenas uma vez.

Os dados são assustadores, principalmente se levarmos em conta que a taxa média global de reciclagem destes produtos é de 25%. Isso significa um volume enorme de lixo plástico descartado nos oceanos.

Estima-se que pelo menos 8 milhões de toneladas vão parar nos mares todos os anos, onde sufocam os recifes de corais e ameaçam a fauna marinha.

Até 2050, 99% das aves marinhas terão ingerido plástico. Esse lixo prejudica mais de 600 espécies, 15% delas em extinção.

De acordo com a campanha da ONU Mares Limpos, outro grande vilão são os microplásticos, partículas que medem menos de 5 milímetros (mm) e que estão presentes também em cosméticos e produtos de higiene. Pelo menos 51 trilhões de partículas de microplásticos já estão nos oceanos.

Este ano, a campanha convida as pessoas a agirem, individual ou coletivamente. Parar de usar canudinhos e talheres de plástico, levar sua própria caneca para o trabalho, utilizar sacolas de tecido ao fazer as compras, recolher lixo plástico que encontrar nas praias, florestas e cachoeiras, são exemplos de iniciativas positivas.

Marieta Cazarré

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome