A Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFCe) é o documento digital que veio para substituir o cupom fiscal. A proposta da nota é modernizar o processo fiscal e trazer mais facilidades tanto para empresários quanto para clientes.
Muitos estados já aderiram ao projeto e possuem calendários específicos para a obrigatoriedade do documento. Mas e para você? Compensa migrar para NFCe ou é melhor aguardar a obrigatoriedade?
Avalie o que é melhor: migrar agora ou esperar
A nota do consumidor se propõe a desburocratizar o processo de emissão de documentos fiscais tornando o procedimento digital. Além disso, diferente do ECF, para a NFCe não é necessário o uso de um equipamento especial para a impressão da nota.
O documento também possibilita o acesso à informações da NFCe através de diversos dispositivos (computadores, celulares, tablets). Outra vantagem é que o modelo é considerado de maior segurança fiscal do que o ECF.
– Vantagens da NFCe
A NFCe traz vantagens não só para o Fisco, mas também para os empresários e para o consumidor. Empresas que decidem adiantar a adesão ganham mais tempo para preparar o ambiente e treinar a equipe.
Além disso, a economia a longo prazo é significativa. Com a NFCe não é mais necessário adquirir impressoras fiscais e o caixa pode ser aberto a qualquer momento, ou seja, você não fica parado.
O consumidor também recebe vantagens, por isso, a tendência é de que cada vez mais eles adequem ao novo modelo. Além disso, antecipar-se ao projeto possibilita a busca do emissor que atenderá melhor suas necessidades.
– Desvantagens de aderir a nota do consumidor:
Uma desvantagem do novo modelo é que alguns estados possuem particularidades que devem ser pesquisadas antes da adesão.
Outra desvantagem é o fato da NFCe precisar de conexão com a internet para que transmissão do documento para a SEFAZ ocorra. Também não é possível a emissão de alguns eventos exclusivos para NFe, como a carta de correção.
Para saber mais sobre a NFCe, acesse: http://blog.oobj.com.br/credenciamento-nfce/
Website: http://oobj.com.br
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?