Mercado de varejo de livros cresce e oportunidades para novos escritores surgem

Publicar um livro é o sonho de muitos e este é um bom momento para colocar o sonho no papel. Para que tudo dê certo, é preciso escolher a editora que mais se enquadra em suas necessidades e que ofereça tudo o que você precisa, da revisão à venda.

0
596
Mercado de varejo de livros cresce e oportunidades para novos escritores surgem
SB post

Muitas pessoas sonham em publicar um livro, e este é o momento perfeito para quem quer tirar o sonho da gaveta e colocá-lo no papel. Porém, para que tudo dê certo, é preciso escolher a editora que mais atenda às necessidades do autor e que ofereça tudo o que ele precisa, da revisão à venda.

O cenário atual é ideal para identificar a melhor editora e publicar um livro. Uma pesquisa divulgada pela Nielsen mostra que a venda de livros aumentou no começo de 2018 em comparação a 2017. O crescimento registrado foi de mais de 3,5%, com destaque para os gêneros infantil, juvenil e educacional.

Porém, quem quer aproveitar o período positivo deve entender que a melhor editora não necessariamente é a que cobra mais caro, mas sim a que tem melhor qualidade editorial e gráfica no seu segmento de publicação. Abaixo listamos algumas dicas para ajudar o autor de primeira viagem a escolher a melhor editora para as suas necessidades.

Editoras comerciais x prestadoras de serviço

A primeira coisa que é necessário saber é a diferença prática entre editoras comerciais e prestadoras de serviço.

As comerciais tomam quase todas as decisões sobre a publicação, deixando o autor mais afastado do processo. Como são responsáveis por bancar todo o procedimento, é possível que, após o envio da obra, a resposta demore a chegar e, mesmo assim, pode ser que ela não seja positiva.

Muitas delas preferem trabalhar com obras de escritores consagrados e famosos, por entenderem que o retorno do valor investido é quase certo. Com isso, o escritor que está começando ou ainda não é conhecido muitas vezes é ignorado ou passa anos tentando conquistar seu espaço.

Por outro lado, as editoras prestadoras de serviço dão mais suporte ao autor e o orientam sobre tudo o que é preciso ser feito para que ele tenha o melhor resultado. Como é o escritor quem financia o serviço, as editoras comerciais dão mais apoio e fazem com que ele permaneça integrado a todo o processo de edição, diagramação e publicação do livro.

Outra diferença entre elas é na hora de receber pela publicação. Enquanto nas editoras comerciais o autor fica com aproximadamente 10% do valor da venda de direitos autorais, na prestadora de serviço, como o custo já foi quitado pelo escritor, o valor arrecadado pela venda do livro vai integralmente para ele. Além disso, o processo das editoras prestadoras de serviço é mais rápido, e em pouco tempo a obra está nas mãos do autor.

Pesquisando a reputação da editora

A reputação da editora talvez seja o ponto mais negligenciado pelos autores na hora da pesquisa. No entanto, muitas vezes a resposta está acessível na internet em sites de reclamação do consumidor ou até mesmo na fanpage da empresa no Facebook.
Algumas ações são essenciais para não errar na hora de pesquisar editoras de livros:

  • Saber a quantidade de livros publicados pela editora;
  • Descobrir a reputação da editora em sites de reclamações como o Reclame Aqui;
  • Entrar em contato com outros autores que publicaram na editora;
  • Verificar a reputação da editora nas mídias sociais;
  • Perguntar sobre tudo e só fechar o negócio quando tiver certeza sobre o que está contratando;
  • Evitar contratos e orçamentos complicados e sempre consultar um advogado.

Conhecendo os serviços da editora

Muitas vezes o autor compara somente os preços das diferentes editoras, porém, a variedade de serviços oferecidos pode justificar o valor cobrado. Assim, é importante conferir os seguintes pontos: A editora não faz ou faz revisão? Se faz, quantas estão incluídas no serviço? A diagramação é estruturada e adequada ao livro? O livro é infantil e precisa de um bom ilustrador. A editora oferece isso?
Essas perguntas devem ser as mais relevantes no processo de comparação de preços, pois muitos autores verificam apenas o que irão pagar e se esquecem de colocar na balança os benefícios que a editora oferece.

Procure editoras transparentes

Com o sistema de impressão sob demanda, algumas editoras estocam livros virtualmente. Essa prática é muito interessante para evitar despesas de estoque e garantir que sempre haja disponibilidade de venda dos exemplares, mas é essencial verificar se isso está claro no contrato com a editora. A Editora Albatroz trabalha com publicação em PoD (print on demand), que cumpre essa modalidade de impressão.

Veja livros feitos pela editora para conhecer seu trabalho

Nada como ter em mãos um livro da editora que se está pesquisando. Ir a uma livraria e procurar por uma das publicações é uma forma de ter acesso ao material e observar a qualidade. Essa é a melhor maneira de saber se seu trabalho é bom ou não.

Se possível, uma sugestão é adquirir um livro para conferir como foi feita a revisão. Se encontrar erros de português, então é necessário estar atento a isso antes de assinar o contrato. Afinal, quem quer se destacar como escritor precisa começar com um bom produto, e leitor nenhum gosta de encontrar erros gramaticais no livro que comprou. É muito importante verificar como é feita a revisão na editora escolhida para que isso não aconteça também em outras publicações.

Distribuição, comercialização e assessoria de imprensa

Publicar um livro é um sonho, mas ele precisa chegar o consumidor final. Por isso, é necessário escolher uma editora que ofereça também o serviço de distribuição, comercialização e divulgação.

Editora Albatroz, por exemplo, conta com parcerias com os principais marketplaces do mercado, o que facilita a distribuição dos livros publicados. Além disso, a própria editora conta com uma livraria virtual para realizar a venda de suas produções.

Já o serviço de divulgação é importante para que o livro publicado tenha alcance ao público do seu livro, o que pode ajudar a alavancar as vendas do seu livro.

A editora ideal precisa oferecer muito além de uma impressão de qualidade. É essencial buscar por uma empresa que esteja apta a cuidar da obra em todas as etapas, desde a capa até a venda. Afinal, o trabalho do escritor é longo e precisa de uma equipe qualificada para que o resultado seja o livro perfeito.

Website: https://editoraalbatroz.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome