Marcas podem fortalecer o combate às fake news com produção de conteúdo

Estratégia garante que empresas mantenham seus consumidores bem informados e com acesso a um canal de comunicação confiável.

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Com a crescente propagação de notícias falsas na internet, surge uma nova preocupação para as marcas: como se proteger das temidas fake news? Em pouco tempo elas podem ganhar um alcance enorme, prejudicar os negócios ou até destruir a reputação de uma empresa. Comprovando o peso desse problema, o estudo Edelman Trust Barometer mostra que praticamente 75% dos brasileiros se preocupam com o fato de que as fake news podem ser usadas como armas.

Nesse cenário, mais do que identificar possíveis boatos, cabe encontrar formas de combatê-los. Uma alternativa, de acordo com Fabio Ricotta, especialista em marketing digital, é disponibilizar ao público informações referentes à própria empresa. “A ausência de comunicação facilita a criação de notícias falsas. É nesse sentido que a produção de conteúdo, sobre questões já consolidadas e que possam ser divulgadas, facilita o combate às fake news”, explica Ricotta.

Na prática, a alternativa não impede que notícias falsas surjam. Porém, consegue manter os consumidores bem informados, nutrindo aqueles que buscam informações sobre a marca e, principalmente, estabelecendo uma relação de confiança. Mas, para que tudo isso aconteça, Ricotta lembra que é preciso investir em qualidade.

Processo de produção de conteúdo

Em sua empresa de marketing digital, a Agência Mestre, Ricotta tem uma equipe especializada em criação de conteúdo. Lá, o foco são projetos de SEO (Search Engine Optimization) e Inbound (o marketing de nutrição), mas alguns procedimentos também são válidos no combate às fake news.

“O entendimento aprofundado do público-alvo e a criação de um manual de linguagem são fundamentais para saber qual tom usar e não dar margens para interpretações diferentes”, diz Ricotta. Além de contar com essas etapas, os materiais criados na Agência Mestre também são apurados e revisados por jornalistas. Por fim, passam pela validação das empresas clientes, em uma prática que garante ainda mais a confiabilidade das informações.

Quando questionado sobre as responsabilidades das marcas quanto à produção de conteúdo, Ricotta menciona a importância de verificar as dúvidas que chegam no SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. Segundo ele, ao prestar atenção nesse canal fica mais fácil resolver problemas e minimizar os efeitos de uma matéria não verídica.

Vantagens de um canal oficial

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) chegou à estimativa de que uma mensagem falsa, na internet, tem 70% mais chances de ser compartilhada do que uma verdadeira. No entanto, quem possui um canal oficial, como um blog, pode ter uma vantagem nos resultados de buscas do Google.

De acordo com o especialista em marketing digital, se um blog institucional é criado dentro do domínio da empresa, possivelmente ele terá mais autoridade do que sites criados a pouco tempo e com fake news. Com isso, o Google tende a exibir as páginas do blog antes das que possuem notícias falsas.

Além disso, “toda vez que a empresa publica conteúdo na internet através de um canal próprio, ela expõe sua visão oficial sobre o assunto e, assim, tem mais uma forma de combate às notícias não verídicas”, explica Ricotta.

Website: https://www.agenciamestre.com/

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