Governador entrega trecho do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo

Empreendimento do Governo do Estado permite ganho de mobilidade para os usuários da região oeste da Grande São Paulo

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Investimento no projeto é de R$ 47,4 milhões; corredor tem cinco quilômetros e viário compartilhado
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O governador Geraldo Alckmin participou, nesta quinta-feira (22), da cerimônia de entrega à população do trecho prioritário do Corredor Metropolitano Itapevi–São Paulo (Vila Yara), com cinco quilômetros de extensão e viário compartilhado. O empreendimento traz um ganho de mobilidade para os usuários das linhas intermunicipais, além de representar nova alternativa para desafogar o trânsito da região oeste da Grande São Paulo.

“É uma alegria estarmos juntos para entregar a primeira etapa do corredor de Itapevi até Jandira. O projeto tem sete paradas e cinco quilômetros em que, além de ônibus, os automóveis podem transitar. O grande desafio das regiões metropolitanas é mobilidade. Por isso, trabalhamos todos os dias para melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta Geraldo Alckmin.

O investimento é de R$ 47,4 milhões. Na ocasião, Alckmin anunciou a retomada das obras do Terminal Metropolitano de Carapicuíba e o início da reforma e ampliação do Terminal Rodoviário de Vila Yara, em Osasco. São sete paradas entre os terminais Itapevi e Jandira: Benedito de Abreu, Conjunto Habitacional Engenheiro Cardoso, Ameríndia (junto ao viaduto de mesmo nome já entregue), Antonio C. Fonseca, Rosa Maria, Mariana e Prestes Maia.

A construção de uma passarela e ampliação de outra no trecho eliminarão passagens de nível e proporcionarão mais conforto e segurança aos pedestres. Na linha férrea da CPTM próxima à estação Itapevi (Linha 8-Diamante) e ao Samu, será ampliada uma passarela em concreto armado com 27 metros de extensão e vão de 7,6 metros.

A previsão é de que o empreendimento seja entregue ao público em abril. Em maio, na altura da estação Engenheiro Cardoso, da CPTM, está prevista a entrega de outra passarela, também em concreto armado, com 20 metros de extensão e vão de 8 metros. Ambas as obras terão acesso por escadas e rampas.

“Ao todo, são R$ 47 milhões em investimentos na cidade de Itapevi. É o Governo do Estado priorizando a mobilidade e o transporte público na Grande São Paulo”, afirma o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

Ônibus

Duas linhas metropolitanas começarão a operar no trecho Itapevi-Jandira a partir do dia 2 de abril, com frota de seis veículos e oferta diária de 24 viagens: 420DV1 Osasco (Vila Yara)–Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) e 833TRO Itapevi (Centro)–Santana de Parnaíba (Polo Empresarial Tamboré, via estações da CPTM Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração).

O trecho do corredor entre Jandira e Carapicuíba tem 8,8 quilômetros de extensão e grande parte do sistema viário finalizado, além de obras iniciadas no Terminal Carapicuíba (fundação e estruturas de concreto) e Estação de Transferência Barueri. Entre as obras previstas no novo contrato estão a estação Barueri, nove paradas e a cobertura do Terminal Carapicuíba. O investimento é de R$ 26,7 milhões, com previsão de conclusão de obras no segundo semestre de 2019.

Ao discursar em Carapicuíba, Geraldo Alckmin ressaltou a importância do trabalho conjunto com a administração municipal. “Aqui, faremos a conclusão das obras do anel viário, além dos investimentos no terminal. Teremos também a integração do trem com o ônibus. É uma boa parceria com a prefeitura da cidade”, explica o governador.

Com uma área construída de 9.800 m², a estrutura principal do Terminal Carapicuíba será compartilhada com o terminal municipal administrado pela prefeitura local. Os dois terminais funcionarão em uma única estrutura, servindo aos usuários que procuram o serviço de linhas municipais e metropolitanas.

O pavimento térreo comportará as plataformas de embarque e desembarque, prédio administrativo e serviços gerais, enquanto o andar superior contará com área projetada para exploração comercial.

Ampliação

A reforma e ampliação do Terminal Rodoviário Amador Aguiar, conhecido como Vila Yara, têm o objetivo de ampliar a extensão das cinco plataformas dos ônibus, além de renovar o centro comercial localizado no primeiro pavimento, atendendo às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos espaços, equipamentos e instalações. O terminal está localizado no trecho Osasco Km 21–Vila Yara.

No térreo, ficarão as plataformas de embarque para passageiros, bilheterias, sanitários e edificações anexas ao conjunto: guaritas de controle de acesso de veículos, gerador de energia e local fechado para armazenamento de lixo.

No centro comercial existente no pavimento superior serão executadas obras de renovação com a troca da cobertura e dos pisos das áreas comuns, além da reforma dos sanitários públicos, mantendo as lanchonetes, lojas, quiosques e área reservada para alimentação.

O pavimento também contará com uma nova praça com jardins, onde haverá bicicletário, playground e equipamentos de ginástica ao ar livre. No local, também funcionarão espaços de apoio, como sala de administração, sala para empresas, sala de reuniões, refeitório, vestiários e sanitários para funcionários. O acesso ao pavimento superior ocorrerá internamente, por meio de escada fixa e um novo elevador somado ao já existente.

Integração

As intervenções no Terminal Vila Yara são importantes para o funcionamento operacional completo do Corredor Metropolitano Itapevi–São Paulo (Vila Yara), a fim de proporcionar a integração física das linhas dos sistemas municipais e metropolitano e facilitar a interligação dos municípios da região oeste da Grande São Paulo à capital paulista. O investimento é de R$ 24,8 milhões e o prazo de execução é de 14 meses.

São 17 as linhas metropolitanas que operam atualmente no terminal, procedentes dos municípios de Carapicuíba, Pirapora de Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cotia, Barueri e Itapevi.

O terceiro trecho do corredor, entre Carapicuíba e o Terminal Luiz Bortolosso (Osasco km 21), terá 2,2 quilômetros de extensão, duas estações de embarque, um terminal, um viaduto em Carapicuíba e alças de acesso. Já foram concluídos 65% do sistema viário. Uma nova licitação para conclusão das obras está em fase final. Em agosto do ano passado foi entregue o Terminal Luiz Bortolosso.

O quarto trecho, entre os terminais Luiz Bortolosso e Vila Yara, com 7,6 quilômetros de extensão, um terminal de integração na Vila Yara e dez estações de embarque, já teve os projetos básico e executivo concluídos e licença prévia ambiental emitida.

Educação

Durante a visita a Carapicuíba, o governador Geraldo Alckmin descerrou a placa alusiva à entrega de uma nova unidade de ensino na cidade. A Escola Estadual Cidade Ariston Estela Azevedo VI possui 13 salas pedagógicas e tem capacidade para atender até 1.365 alunos nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A construção foi realizada graças ao investimento de R$ 5,3 milhões pelo Governo Estadual e as atividades na instituição foram iniciadas neste ano letivo. Além da nova unidade de ensino regular, para o ano letivo de 2018, Carapicuíba ganhou uma escola em jornada ampliada, a Escola Estadual Professora Diva da Cunha Barra, que passou a integrar o Programa de Ensino Integral, no qual os alunos possuem grade horária superior a sete horas por dia.

A unidade funciona desde o início deste ano letivo e atende estudantes do Ensino Médio. A todo, seis escolas da Diretoria Regional de Ensino de Carapicuíba funcionam em tempo integral. Para expandir as oportunidades de ensino aos estudantes maiores de 18 anos, que interromperam ou não tiveram acesso à escolarização, a secretaria inaugurou junto à E.E. Cicero Barcala Junior um novo espaço do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

O CEEJA oferece cursos de presença flexível, organizado em regime de eliminação de matéria, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores devidamente comprovados, e com atendimento individualizado. Atualmente, são 36 unidades distribuídas pelo Estado.

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