Em uma realidade na qual viver sem qualquer tecnologia é quase uma missão impossível, manter a sua empresa conectada é um passo primordial para o sucesso. Tradicionalmente, as trocas de dados são realizadas através de redes WAN (Wide Area Network), mas com a transformação digital e a influência de fatores como mobilidade, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, as redes e infraestrutura precisam ter uma capacidade maior de transmissão de dados e melhor gestão do tráfego. É por isso que cada vez mais empresas vêm adotando soluções SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network), que permitem que os colaboradores estejam continuamente conectados e inseridos nos processos corporativos, a qualquer hora e em qualquer lugar, com a garantia de informações seguras. Com o SD-WAN, é possível que todas as divisões da empresa e os usuários remotos tenham uma experiência de conectividade unificada. Ou seja, quando o funcionário se conectar de qualquer um deles, terá acesso a toda a base de dados do negócio de forma segura.
Com o aumento da popularidade do SD-WAN é comum que surjam dúvidas do que realmente é este tipo de solução. Você sabe o que realmente é a SD-WAN? Podemos defini-la como a evolução das redes WANs, um modo de criar redes de longa distância, centralizá-las e gerenciá-las em um só lugar, proporcionando aos usuários ainda mais agilidade e redução de custos. Uma rede híbrida, esta tecnologia é capaz de selecionar automaticamente se o canal de transmissão de dados usado será uma rede 4G, se será internet banda larga ou uma rede interna de wi-fi. Essa decisão leva em conta diversos fatores, como custos da transmissão, nível de segurança e agilidade da entrega.
Considerada um progresso na área de TI, a SD-WAN é uma aposta que gera ganhos reais para a empresa a curto, médio e longo prazos. Conheça os benefícios!
Diminuição de custos
O primeiro benefício do uso da SD-WAN é a redução de custos, levando em conta que a opção tradicional demanda uma grande alocação de recursos, principalmente quando a empresa usa MPLS VPNs — redes privadas de dados.
O SD-WAN também diminui custos de investimento em infraestrutura, já que não demanda instalação de novos servidores e pode inclusive ser criada com o aproveitamento do equipamento das redes WAN tradicionais.
Qualificação dos canais
A SD-WAN é capaz também de analisar a qualidade e falhas de segurança da rede na qual o usuário está conectado e direcioná-lo para uma conexão melhor e mais segura, evitando problemas. Essa função não tem como objetivo apenas o bom funcionamento do fluxo de dados, mas também garantir a integridade da rede.
Garantia de segurança
A segurança dos dados é preocupação de qualquer usuário da internet, mas das empresas ainda mais. Afinal, é com base nessas informações que são tomadas decisões estratégicas e é feito o controle de todos os processos internos. A integridade dos dados e do acesso a eles deve, portanto, ser requisito de qualquer solução de TI.
De acordo com Mario Mendes, Board of directors Olitel Brasil S/A , Add IT Solutions and Economic Community of West African States – ECCO BRAZIL, as soluções de SD-WAN possuem recursos como firewalls e criptografia avançada para assegurar que os dados corporativos só sejam acessados por quem realmente tem autorização para tal. Além da proteção contra malwares e outras ameaças virtuais. “A grande vantagem é que aliada a um firewall, esta tecnologia mantém uma monitoria constante sobre os canais de comunicação. Assim, o negócio pode adotar ações que evitam prejuízos e ainda otimizem a qualidade das transmissões”, explica Mario.
Website: http://www.olitel.com.br/