Consumidor-autor: entenda como ele influencia o marketing atual

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Hoje, metade do mundo está online e passa pelo menos 30 horas mensais conectada. – Google Atelier Digital”

Parece um tempo distante, mas a Internet apareceu de forma intensa no cotidiano a partir dos anos 90 e rapidamente revolucionou o consumo, as relações sociais e o marketing. Ela quebrou as barreiras de tempo e distância, além de democratizar os meios de comunicação.

Segundo o Google Atelier Digital, alguns dados podem ser destacados:

– Houve um aumento de 764% de usuários online entre 2000 e 2014;

– No ano 2000, existiam 361 milhões de pessoas conectadas digitalmente;

– Já em 2014, o número atingiu a marca dos 3 bilhões;

– Hoje, metade do mundo está online e passa pelo menos 30 horas mensais conectada.

Diante desta nova realidade, é impossível separar o online do offline, situação que deixa o ser humano em um eterno onlife, onde acontece a união da realidade física com a virtual. O que difere uma realidade da outra é que, na virtual, o alcance é simultâneo e capaz de chegar a outro continente.

Pode-se ter ideia da quantidade de usuários assíduos através desta tabela:

Usuários de Internet 

(Milhões)

2011 2012 2013 2014 2015 2016
Fonte: PNAD 77,7 84,2 85,6 95,4 102,1
Fonte: TIC Domicílios 76,6 80,9 85,8 94,2 102,0 107,9

 

Em outras palavras, ter uma presença online é como comprar uma vitrine global e, como toda vitrine, ela precisa ter uma publicidade solidificada para atrair os olhares do seu público-alvo e também converter cliques em vendas.

De acordo com o 35o Webshoppers, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 7,4% no faturamento em 2016 e faturou R$ 44,4 bilhões. Apesar dos custos de uma loja virtual serem menores, a concorrência é maior e, por isso, é extremamente necessário investir em marketing digital e, principalmente, em conteúdo.

Face ao vasto e ilimitado acesso à informação, o consumidor passou a ser protagonista da sua própria escolha, tornando-se um consumidor-autor. Hoje em dia, o usuário não quer apenas comprar, ele deseja interagir com as marcas que adota e seguir seus determinados lifestyles.

Sendo assim, o segredo para conquistar, além de clientes, seguidores, é investir em conteúdos que abordem temas relevantes para os leitores. Acima dos desejados likes, no final, o que importa é o índice de engajamento e a taxa de conversão.

Escrever para formar e informar

A sociedade contemporânea busca por histórias reais e não aceita mais imposições. Conteúdo embasado, educacional e inspiracional estão entre os diálogos que conseguem prender a atenção dos internautas. Direto ao ponto: existe a necessidade de uma redação que traga pontualmente todas as referências que são questionáveis.

Marcado por clareza e objetividade, o texto jornalístico encontra-se em crescente entre as possibilidades de abordagem, levando ao público um conteúdo valioso. Portanto, a melhor maneira de criar relações fiéis entre marca e consumidor é melhorando sua comunicação e mostrando de maneira informativa quais são os reais oferecimentos.

Distribuição de conteúdos na web como ferramenta de marketing

A distribuição de conteúdo por meio das empresas de tecnologia, como Google, Facebook, Snapchat e Twitter, é uma das possibilidades para os profissionais que empreendem em Marketing Digital. Além disso, também é possível distribuir conteúdos por meio de um canal próprio online. Para isso, ter um site ou blog profissional é um requisito indispensável para qualquer empresa.

E existem diversos meios de propagação de conteúdos, que podem e devem ser pensados e incluídos na estratégia, como as mídias sociais e até mesmo os portais de notícias e veículos de mídia online.

Contudo, para alcançar o sucesso é preciso caprichar no Marketing de Conteúdo, que é uma estratégia que produz conteúdo relevante para atração do público. E precisamos levar em consideração que portais, sites e agências de notícias são ambientes com grande concentração de conteúdo relevante e público que se interessa por essas informações, ou seja, não se pode simplesmente cruzar os braços e esperar que as pessoas visitem seu site e blog por livre e espontânea vontade, não é mesmo?

Primeiro é necessário planejar a divulgação dos conteúdos respeitando seu funil (Aprendizado e descoberta > Reconhecimento do problema >Consideração da solução > Decisão de compra) e alinhá-los aos ambientes editoriais que abrangem o assunto do conteúdo produzido. Isso porque, por exemplo, não faz sentido divulgar materiais sobre animais de estimação na Exame.com, já que a política editorial deste site só abrange negócios e relacionados.

Website: https://www.dino.com.br
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