Parece um tempo distante, mas a Internet apareceu de forma intensa no cotidiano a partir dos anos 90 e rapidamente revolucionou o consumo, as relações sociais e o marketing. Ela quebrou as barreiras de tempo e distância, além de democratizar os meios de comunicação.
Segundo o Google Atelier Digital, alguns dados podem ser destacados:
– Houve um aumento de 764% de usuários online entre 2000 e 2014;
– No ano 2000, existiam 361 milhões de pessoas conectadas digitalmente;
– Já em 2014, o número atingiu a marca dos 3 bilhões;
– Hoje, metade do mundo está online e passa pelo menos 30 horas mensais conectada.
Diante desta nova realidade, é impossível separar o online do offline, situação que deixa o ser humano em um eterno onlife, onde acontece a união da realidade física com a virtual. O que difere uma realidade da outra é que, na virtual, o alcance é simultâneo e capaz de chegar a outro continente.
Pode-se ter ideia da quantidade de usuários assíduos através desta tabela:
Usuários de Internet
(Milhões) |
2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 |
Fonte: PNAD | 77,7 | 84,2 | 85,6 | 95,4 | 102,1 | – |
Fonte: TIC Domicílios | 76,6 | 80,9 | 85,8 | 94,2 | 102,0 | 107,9 |
Em outras palavras, ter uma presença online é como comprar uma vitrine global e, como toda vitrine, ela precisa ter uma publicidade solidificada para atrair os olhares do seu público-alvo e também converter cliques em vendas.
De acordo com o 35o Webshoppers, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 7,4% no faturamento em 2016 e faturou R$ 44,4 bilhões. Apesar dos custos de uma loja virtual serem menores, a concorrência é maior e, por isso, é extremamente necessário investir em marketing digital e, principalmente, em conteúdo.
Face ao vasto e ilimitado acesso à informação, o consumidor passou a ser protagonista da sua própria escolha, tornando-se um consumidor-autor. Hoje em dia, o usuário não quer apenas comprar, ele deseja interagir com as marcas que adota e seguir seus determinados lifestyles.
Sendo assim, o segredo para conquistar, além de clientes, seguidores, é investir em conteúdos que abordem temas relevantes para os leitores. Acima dos desejados likes, no final, o que importa é o índice de engajamento e a taxa de conversão.
Escrever para formar e informar
A sociedade contemporânea busca por histórias reais e não aceita mais imposições. Conteúdo embasado, educacional e inspiracional estão entre os diálogos que conseguem prender a atenção dos internautas. Direto ao ponto: existe a necessidade de uma redação que traga pontualmente todas as referências que são questionáveis.
Marcado por clareza e objetividade, o texto jornalístico encontra-se em crescente entre as possibilidades de abordagem, levando ao público um conteúdo valioso. Portanto, a melhor maneira de criar relações fiéis entre marca e consumidor é melhorando sua comunicação e mostrando de maneira informativa quais são os reais oferecimentos.
Distribuição de conteúdos na web como ferramenta de marketing
A distribuição de conteúdo por meio das empresas de tecnologia, como Google, Facebook, Snapchat e Twitter, é uma das possibilidades para os profissionais que empreendem em Marketing Digital. Além disso, também é possível distribuir conteúdos por meio de um canal próprio online. Para isso, ter um site ou blog profissional é um requisito indispensável para qualquer empresa.
E existem diversos meios de propagação de conteúdos, que podem e devem ser pensados e incluídos na estratégia, como as mídias sociais e até mesmo os portais de notícias e veículos de mídia online.
Contudo, para alcançar o sucesso é preciso caprichar no Marketing de Conteúdo, que é uma estratégia que produz conteúdo relevante para atração do público. E precisamos levar em consideração que portais, sites e agências de notícias são ambientes com grande concentração de conteúdo relevante e público que se interessa por essas informações, ou seja, não se pode simplesmente cruzar os braços e esperar que as pessoas visitem seu site e blog por livre e espontânea vontade, não é mesmo?
Primeiro é necessário planejar a divulgação dos conteúdos respeitando seu funil (Aprendizado e descoberta > Reconhecimento do problema >Consideração da solução > Decisão de compra) e alinhá-los aos ambientes editoriais que abrangem o assunto do conteúdo produzido. Isso porque, por exemplo, não faz sentido divulgar materiais sobre animais de estimação na Exame.com, já que a política editorial deste site só abrange negócios e relacionados.