Como combater a inadimplência em franquias

A inadimplência é um grande desafio para qualquer empresa. Confira dicas práticas para prevenir ou diminuir a incidência de franqueados inadimplentes

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Como combater a inadimplência em franquias
SB post

A inadimplência, com certeza, é um dos principais desafios para as redes de franquia. As franqueadoras, como qualquer outra empresa, precisam de um recebimento constante para manter sua operação e investir na expansão, e, muitas vezes, boa parte desse faturamento vem dos valores repassados pelas franquias.

Por isso, quando as unidades começam a faltar com os seus pagamentos, a franqueadora pode se ver em uma situação bastante complicada, e que pode atrasar os seus planos de expansão e trazer graves prejuízos para a marca.

O ideal é tomar algumas atitudes para diminuir as chances disso acontecer com a rede ou reduzir a incidência de franqueados inadimplentes. Vamos ver cinco delas a seguir.

Como reduzir a inadimplência em franquias

#1 Monitorar sempre

A inadimplência não acontece da noite para o dia. O franqueado que apresenta resultados ruins ou que faz uma má gestão começa a atrasar os pagamentos, passa a questionar os valores acordados e pedir descontos, até que deixa de honrar o pagamento dos royalties, taxa de propaganda e outros valores que devem ser repassados para a franqueadora periodicamente. Normalmente, a inadimplência de pagamentos é um sintoma tardio de problemas na operação.

Por isso, uma das melhores formas de evitar a inadimplência em franquias é a prevenção: estar sempre monitorando o desempenho das unidades. Estando por dentro dos resultados, é possível identificar mais facilmente as unidades que estão apresentando problemas de faturamento ou estão gastando mais do que recebendo e, com isso, fica mais fácil ajudar o franqueado a voltar para os eixos.

#2 Ser claro e firme

É fundamental que o franqueado saiba da importância de honrar os pagamentos, entenda para onde o dinheiro está indo e porque ele deve pagar. Garantir que todos esses aspectos estejam bem claros é uma ótima forma de começar uma relação entre franqueadora e franqueado e evitar problemas no futuro.

Além disso, o ideal é que a rede seja firme e não abra exceções sobre os pagamentos, a não ser que seja realmente necessário. Ficar dando um “jeitinho” para o franqueado pagar com atraso ou pular os pagamentos, abre espaço para a inadimplência e isso coloca em risco a saúde financeira de toda a rede.

#3 Incentivar o pagamento em dia

Outra boa estratégia é incentivar o pagamento em dia. É possível, por exemplo, criar programas de qualidade que ofereçam premiações anuais para os franqueados que tiverem a melhor performance, tendo a adimplência como um de seus critérios.

Dessa forma, a franquia demonstra o quanto a rede preza pelos pagamentos em dia e reconhece aqueles que também fazem isso, incentivando os comportamentos que tragam o sucesso para a rede.

#4 Oferecer suporte

Um dos papéis da franqueadora é prestar auxílio para suas unidades, e, nos casos de inadimplência, provavelmente o franqueado está precisando muito de suporte na área financeira.

É importante ter um plano de suporte que permita que um especialista converse com o franqueado e avalie a situação da unidade para entender quais as causas da inadimplência. A partir disso, franqueadora e franqueado vão trabalhar juntos para criar um plano para que a unidade se reorganize, volte a faturar o suficiente e a efetuar os pagamentos.

#5 Manter tudo organizado

A organização na franqueadora também é fundamental para combater a inadimplência. O ideal é ter um sistema de gestão financeira que possa identificar os franqueados que não fizeram os pagamentos no dia combinado e incluí-los em uma lista de cobrança.

Tendo o controle de quem está em falta com os pagamentos, pode-se enviar uma sequência de lembretes e acionar o plano de suporte quando for conveniente.

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