Aprenda a instalar sifão em pias da cozinha e banheiro

Dicas práticas para evitar problemas hidráulicos em casa.

0
973
SB post

Você, com certeza, já teve que lidar com aquela chata situação de encontrar a pia do banheiro ou da cozinha vazando. Mexer na parte hidráulica de uma casa pode causar dores de cabeça, já que erros muitas vezes acarretam em sujeira e água espalhada por todos os cantos.

Como isso é o tipo de coisa que não pode deixar para depois, te explicamos o que é um sifão e te ajudamos a trocá-lo ou instalá-lo com um passo a passo superfácil. Confira e veja como é simples!

O que é um sifão?

O sifão é um dispositivo (tubo) que transporta um líquido de um nível mais alto para outro mais baixo. O tubo apresenta uma curvatura, onde fica represado um tanto de água, que impede que os maus odores retornem para sua pia.

Confira agora os dois tipos de sifão:
– Rígido: possui um recipiente que retém a água, sendo o modelo mais usado quando a saída do esgoto e a válvula da cuba estão alinhados.
– Flexível: tem seu corpo sanfonado, sendo possível moldá-lo, no caso da saída do esgoto e a válvula da cuba não estarem alinhados. No caso do flexível, é necessário fazer uma dupla curvatura para se criar um selo d’água.

Materiais
Precisa trocar ou instalar o sifão na sua casa? O procedimento é bem fácil e você mesmo pode fazer, mas antes de começar a instalação, separe todos os materiais que serão necessários em todo o processo.

Confira agora a lista de materiais que você vai precisar.

Kit sifão com copo para lavatório rígido e adaptador
1 par de luvas;
1 fita veda rosca;
1 trena;
1 arco de serra;
Panos para limpeza.

Passo a passo para instalação

1. A primeira coisa a se fazer, depois de escolher o tipo de sifão, é fechar o registro de água e limpar a área onde será feita a troca de tubos, evitando possíveis bagunças;

2. Passe a fita veda rosca na saída da válvula de escoamento. O ideal é que sejam feitas sete ou oito voltas;

3. Antes de fazer o encaixe, é preciso medir a distância do sifão até a parede para saber se será necessário cortar o tubo;

4. Caso o tubo não tenha o tamanho ideal, marque com uma caneta o local exato do corte e o faça com uma serrinha;

6. Se o sifão não estiver no diâmetro correto, utilize um adaptador para fazer o encaixe;

7. Para finalizar, é só soltar o sifão antigo e colocar o novo tubo em seu lugar. Lembrando que o lado cortado deve ficar virado para a parede. Em seguida, rosqueie o sifão na válvula de escoamento e o aperte com a mão até vedar.

Agora que você já sabe como é prático fazer a troca do sifão, acesse o site da Telhanorte,adquira o seu, instale-o e dê adeus aos inconvenientes!

Website: https://www.telhanorte.com.br/hidraulica

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome