120 idosos da cidade de São Paulo participam da 22ª edição do JORI

Idosos participarão de 11 das 14 modalidades de evento que acontece entre os dias 7 e 11 de março em São Vicente

0
488
SB post

Três ônibus com 120 atletas representando a cidade de São Paulo partiram em direção a São Vicente na terça-feira (6) para participarem da 22a edição dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), entre os dias 7 e 11 de março. Este ano, o Departamento de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania foi o responsável por organizar a ida da delegação para participar dos jogos.

Os idosos participarão de 11 das 14 modalidades, como atletismo, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco e vôlei. O intuito da competição é mostrar a importância da prática de atividade física para se obter uma boa qualidade de vida.

Para a diretora do Departamento de Políticas para Pessoa Idosa, Sandra Regina Gomes, além do ganho físico existe também a importância da integração. “São idosos de todas as regiões da cidade participando de diversas categorias e interagindo. Isso incentiva a prática regular e também contribui para o convívio social”.

Exemplo disso é a atleta Maria da Penha Lorenzano, de 81 anos, competidora assídua dos JORI desde a primeira edição. Este ano a corredora está pronta para disputar a prova de 600 metros: “Minha expectativa é correr bem e me classificar, porque além de me divertir também tenho compromisso com a disputa”. Durante o evento, os idosos ficarão alojados em uma colônia de férias na Praia Grande, contando com o acompanhamento de nove professores.

Para participar é preciso ter, no mínimo, 60 anos completos. Além das modalidades mencionadas, a competição também conta com bocha, buraco e xadrez. Os JORI são promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude – além do Governo do Estado, que fica responsável pela alimentação dos atletas participantes durante os dias do campeonato.

História dos JORI

A primeira edição dos Jogos Regionais dos Idosos foi realizada em 1995, numa parceria com Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o Fundo Social de Solidariedade. Até 1997, a idade mínima para participar dos jogos era de 55 anos, mas em 1998 o limite foi alterado para 60 anos. Desde então, todo ano, uma cidade é escolhida para sediar o evento e receber as delegações e atletas das demais localidades.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome