Universitários brasileiros vão para Dubai disputar a maior competição de estratégia e gestão do mundo

Final mundial do Global Management Challenge será entre os dias 16 e 18 de abril, em Dubai (EAU)

0
503
SB post

Dois universitários, estudantes de engenharia de produção e de física na cidade de Joinville, Santa Catarina, vão disputar, em Dubai (EAU), a maior competição do mundo em estratégia e gestão empresarial.

Os estudantes Anna Beatriz Ribeiro e Arthur Alberton Lenzi, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), formam a equipe vencedora da etapa nacional da 38ª edição do Global Management Challenge (GMC) e vão disputar a final mundial com competidores de outros 34 países, entre os dias 16 e 18 de abril.

Assim como acontece há 38 anos, a final internacional reunirá as melhores equipes dos quatro cantos do mundo para provas de gestão de negócios. O desafio é administrar as áreas de produção, finanças, marketing e recursos humanos de uma empresa virtual, utilizando um software simulador de gestão (business game).

Divididas em quatro grupos, as equipes deverão deliberar e tomar cinco decisões de gerenciamento relativas aos negócios de suas empresas. Todas as equipes recebem as mesmas informações históricas da análise de dados dos trimestres passadas e têm um panorama situacional da empresa perante o mercado.

Após a análise dos resultados obtidos as duas melhores equipes de cada grupo serão selecionadas para a grande final. Portanto, oito equipes passam para a fase decisiva. Os competidores terão um novo desafio na tomada de cinco decisões para mostrar quem são os melhores. A equipe vencedora será anunciada em um jantar de gala no dia 18 de abril.

Depois de meses de preparação, três etapas classificatórias e superarem mais de 500 competidores de todo Brasil inscritos para a etapa nacional em 2017, a equipe está equiparada a países como Rússia, China, Portugal, França e Espanha. Segundo Anna Beatriz Ribeiro, chefe da equipe campeã, a experiência com o GMC é muito relevante para o entendimento real da importância de uma decisão de gestão:

“Já tínhamos participado de um pequeno teste de jogos de empresa na faculdade, mas nada como a experiência que o GMC tem nos proporcionado. De fato, não tínhamos ideia do quão difícil são as tomadas de decisão e as consequências dela para uma empresa de verdade, e acredito que o GMC nos dá esse know-how”, disse Anna.

Para o Arthur Alberton Lenzi a orientação do professor Fernando Natal de Pretto, foi fundamental para a conquista do campeonato:

“A experiência, o conhecimento e a paciência de nosso professor-orientador fez toda diferença para essa conquista. Agora é dedicação total para a final mundial. Estamos treinando métodos para aumentar a velocidade das tomadas de decisão”, disse Lenzi.

O professor Fernando Natal de Pretto tem uma relação antiga com o GMC, participou das edições de 1992, 1993 e 1995 tendo conquistado três títulos nacionais e um vice-campeonato internacional. Mais tarde iniciou a carreira acadêmica e passou a inserir o jogo nas disciplinas de administração.

Essa edição teve adesão de grandes universidades e empresas patrocinadoras e apoiadoras como Votorantim Cimentos, Nors e Tecban, Aiesec, Brasil Junior, Fejesp, Núcleo Unesp, Inova GS e Lector, assim como as Universidades Parceiras Poli-USP, UnB, Anhembi-Morumbi, Each-USP, Fainor, FEA (RP)-USP, Ibmec-Metrocamp, Strong-ESAGS-FGV, Udesc, UFSM e Unimontes.

Na edição anterior, realizada em abril de 2017, em Doha (Qatar), a delegação brasileira, formada por três estudantes das universidades UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) de João Monlevade, interior de Minas Gerais, foi terceira colocada na chave da semifinal disputando com Polônia, Macau, Estônia e Emirados Árabes.

GMC no Brasil

O Brasil, que participa da competição desde 1980, foi o primeiro país a integrar a versão global do Global Management Challenge (www.globalchallenge.com.br). Já registrou excelentes resultados e permanece ativo formando gestores capazes de superar os desafios de mercados extremamente competitivos.

Cerca de 500 participantes, entre alunos universitários e executivos de empresas, disputaram as rodadas classificatórias da edição 2017, realizadas de setembro a dezembro. A final nacional foi realizada dia 15 de março de 2018, na sede do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).

O grande foco tem sido envolver os estudantes universitários. “Entendemos que isso vai ao encontro do principal espírito da competição no Brasil que é estimular o aprendizado prático da gestão empresarial entre os jovens”, explica Marcelo Egéa, organizador da prova no País.

O GMC tem grande prestígio entre os jovens pela projeção entre as empresas que buscam jovens talentos, como tem acontecido nos últimos três anos no Brasil com a Votorantim Cimentos e o Grupo Tigre.

A edição nacional é organizada pela Ser Total, empresa de consultoria e treinamentos com sede em São Paulo, dirigida por Marcelo Egéa, tem patrocínio oficial das empresas Votorantim Cimentos, Grupo Tigre e Nors.

Site internacional da competição: worldgmc.com
Página da competição: facebook.com/gmcbrasil

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome