
A partilha da água é uma das maiores discussões quando a questão é o dinheiro nos condomínios. Também, não era para menos. Quando a conta de água é única e rateada entre todos os moradores, alguns saem perdendo. O apartamento com apenas um morador acaba pagando o mesmo valor de um apartamento ocupado por quatro pessoas, por exemplo. Além disso, o condomínio, muitas vezes, acaba arcando com a conta dos inadimplentes, já que é obrigado a pagar o total e dele não é possível descontar a parcela de quem não pagou.
Em julho de 2016, o Poder Executivo Federal sancionou a Lei 13.312, que obriga os novos condomínios que forem construídos no país a ter medição individual de água. Contudo, por iniciativa própria e bom senso, os condomínios antigos também podem adotar a medida. O sistema de Medição Individualizada consiste na instalação de determinado tipo de equipamento (hidrômetro) capaz de medir de forma individual o consumo de água de cada apartamento. Ou seja, o morador paga somente por aquilo que consumiu.
De acordo com Eduardo Azevedo, da Azvas Síndicos Profissionais, o investimento na individualização da água deve ser decidido em assembleia geral com pauta específica para o tema. “Normalmente tratamos a questão como obra útil, e isso facilita para conseguirmos a aprovação. Mostramos que, com ela, obtemos a redução do custo do condomínio e, consequentemente, do valor da cota condominial para cada morador”, explica.
No caso dos edifícios sem a preparação para os hidrômetros por apartamento, a adaptação hidráulica é mais complexa e depende da análise técnica. Em alguns casos, a mudança pode não ser viável. Os prédios mais antigos possuem as prumadas, canos que na maior parte das vezes precisam ser trocados ou adaptados. E isso deixa a instalação de hidrômetros individuais mais caras. Se a alteração não precisar de grandes obras, o custo começa em torno de R$ 700 por relógio, mas os valores podem chegar a R$ 3 mil em situações mais complexas, por apartamento.
Estima-se que a implantação da medição individualizada de água nos condomínios alcance reduções no consumo de 21% até 43%.
Website: http://www.azvas.com.br
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?