ICO: conheça a modalidade de investimentos que está substituindo o IPO

A maioria dos investidores sabem o que são IPOs (Ofertas Públicas Iniciais). Para aqueles que não sabem, IPO é quando uma empresa começa a negociar suas ações nas bolsas de valores.

0
641
SB post

Nos últimos meses, uma tendência similar surgiu no mundo dos ativos virtuais. Chamado de ICO (Oferecimento Inicial de Moedas), é a venda de tokens de determinada empresa, tokens que dão direito a lucros ou descontos em serviços, e é sobre isso que vamos falar sobre.

A maioria dos investidores sabem o que são IPOs (Ofertas Públicas Iniciais). Para aqueles que não sabem, IPO é quando uma empresa começa a negociar suas ações nas bolsas de valores.

Nos últimos meses, uma tendência similar surgiu no mundo dos ativos virtuais. Chamado de ICO (Oferecimento Inicial de Moedas), é a venda de tokens de determinada empresa, tokens que dão direito a lucros ou descontos em serviços, e é sobre isso que vamos falar sobre.

Somente no primeiro semestres de 2017, os números do mercado apontam que as ICOs levantaram 1,2 bilhões de dólares. Ou seja, angariaram mais de 200 milhões por mês para desenvolver empresas focadas em tecnologia. Além desses valores chamativos, há uma série de razões para a abertura de capital de startups, o IPO, estar em baixa nos Estados Unidos, incluindo o fato de que os empreendedores têm hoje à disposição várias outras opções para se capitalizar.

A proliferação de investidores (e a vontade de apostar no próximo Google ou Facebook em seu nascedouro) favoreceu o fenômeno dos unicórnios – startups de capital fechado cuja avaliação, medida por investimentos privados, ultrapassa o 1 bilhão de dólares.

O caso mais famoso desses unicórnios é o da corretora Binance, que é atualmente a maior corretora do mundo de criptomoedas. O CEO da Binance, Changpeng Zhao, acredita que as ICOs  estão no rumo de suplantar o tradicional capital de risco, que é o principal meio pelo qual as startups em seus primeiros estágios financiam seu crescimento.

Em um post do blog sobre ICOs Zhao afirma que ICOs não são apenas boas para se ter, mas são necessárias atualmente. Disse ainda que é muito mais fácil capitalizar uma nova empresa através de uma ICO do que através dos meios tradicionais de levantar capital para uma startup.

Muitas novas empresas não decolam justamente por não conseguirem fundos suficientes para uma adequada implementação de todo o projeto. Uma vez que se tenha mais facilidade para capitalizar através de uma ICO as chances são de que a empresa será plenamente implementada e poderá crescer, isso também é uma excelente notícia para investidores, afinal com o sucesso da empresa a ICO tende a valorizar bastante.

Zhao afirma:

“Enquanto alguns investidores VCs profissionais são realmente especialistas em seu campo, e genuinamente tentando ajudar empreendedores, eu acho que a grande maioria dos ‘VCs profissionais’ não tem nenhuma pista sobre os projetos ou o campo em que investem, nem sequer tem uma compreensão básica das tecnologias envolvidas em seus campos ”.

O Que é Uma ICO?

Conforme já introduzido, uma ICO é a oferta inicial de tokens (moedas digitais) ofertadas por uma empresa, geralmente para angariar fundos e financiar o desenvolvimento do projeto.

Muitas empresas, startups e corporações lançaram suas ICOs nos últimos meses. Só em 2017, o valor arrecadado pelas ICOs ao redor do mundo foi de 2 bilhões de dólares.

Um dos grandes diferenciais que as ICOs trazem são a praticidade e falta de burocracia. Qualquer pessoa pode investir rapidamente, em menos de uma hora, e talvez até montar um portfólio de tokens digitais para o longo prazo.

Investir em ICO é recomendado?

Assim como qualquer investimento, há riscos em investir em ICOs. É preciso fazer uma análise detalhada da proposta, conhecer os integrantes da empresa, pesquisar sua reputação e, o principal, confiar na proposta da empresa que está oferecendo seus tokens.

Para aqueles que querem investir em mercados digitais, ficar só nas grandes moedas é uma limitação. As ICOs apresentam um grande potencial de retorno, sobretudo porque de alguma forma estão atreladas ao sucesso da empresa, como se fossem ações de fato.

Cases de Sucesso

Ao redor do mundo existiram vários cases de sucesso, tanto para aqueles que realizaram a oferta quanto para os investidores.

Dentre os principais exemplos, podemos citar a Kucoin e a Binance, duas exchanges (casas de câmbio de criptomoedas) que nasceram de ICOs bem sucedidos, e tiveram uma impressionante valorização, confira:

Kucoin Exchange

A Kucoin lançou seu token via ICO (KCS – Kucoinshares). Seu valor inicial, aproximadamente U$ 0,50, chegou a bater 19 dólares em menos de 3 meses, conforme mostra o gráfico:

Isso acumula uma rentabilidade de aproximadamente 39x. Se você tivesse investido mil reais nessa ICO, poderia ter efetuado a venda dos tokens KCS por 39 mil reais, em menos de 3 meses.

Binance Exchange

Assim como a Kucoin, a Binance foi outra casa de câmbio internacional de criptoativos que se fundeou através da venda de tokens, através de um ICO bem sucedido.

Seu token, o BNB – BinanceCoin, foi de aproximadamente U$ 0,20 para U$ 20,00, acumulando uma valorização de 100x desde o ICO.

Como investir numa ICO?

Investir em uma ICO é uma tarefa extremamente simples, sobretudo para aqueles que já estão familiarizados com a compra, venda e transferências de criptoativos.

O passo a passo para investir em uma ICO é, basicamente:

  1. Fazer o cadastro em qualquer corretora de moedas digitais;
  2. Efetuar uma compra de algum criptoativo (BTC geralmente é a melhor opção);
  3. Criar sua conta no site do ICO, pegar o ID da Wallet de pagamento e efetuar a transferência.

Assim, logo que a transferência for creditada, seus tokens estarão disponíveis na plataforma.

Quais as melhores ICOs brasileiras?

No Brasil infelizmente ainda não existe uma grande variedade de ICOs disponíveis. Entretanto, há uma ICO baseada nos modelos internacionais citados acima, que quer se tornar a maior exchange de criptoativos do Brasil.

A ICO CriptoHub está aberta no endereço https://www.ico.criptohub.com.br/pt/, e está aceitando investimentos.

Em comparação as demais exchanges do cenário nacional, a CriptoHub será a única a ter:

  • Maior variedade de ativos;
  • Menores taxas do Brasil;
  • Serviços financeiros;
  • Plugin para integração com e-commerce;
  • Atendimento ultraveloz;
  • E outros diversos diferenciais que podem ser vistos no site.

Segundo alguns especialistas, os tokens CHBR, que atualmente valem R$ 1,00, podem facilmente ultrapassar a casa dos 20 reais.

Para quem se interessou na melhor opção de ICO Brasileira, acesse agora o site oficial da ICO CriptoHub e faça parte!

Website: https://ico.criptohub.com.br/pt/?utm_source=dino01

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome