Desenvolver soluções internas de cobrança não é vantagem

Pesquisa sobre tendências de tecnologia em cobrança aponta os desafios na área

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“Um CRM especializado em gestão de cobrança possui ferramentas que agem no fluxo completo do processo de recuperação de crédito, facilitando o dia a dia.”

Em dezembro de 2017, a MFM, empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas para cobrança, em parceria com o Blog Televendas e Cobrança, lançou uma pesquisa que tinha como objetivo mapear os maiores desafios deste mercado, além de aprofundar conhecimentos, identificar o perfil dos executivos que nele atuam e as principais expectativas quanto às demandas tecnológicas para 2018.

O perfil dos respondentes foi o de grandes empresas (em sua maioria com mais de 600 funcionários), todas atuantes – direta ou indiretamente – nos processos de cobrança. Os dados colhidos mostram a realidade da maioria das empresas do setor: alto custo e problemas após a entrega são os empecilhos na hora de contratar uma empresa terceirizada para o desenvolvimento de soluções de cobrança.

Em contrapartida, desenvolver soluções internamente desvia o foco da empresa, demanda longos prazos e ainda aumenta os custos internos para mais de 82% dos pesquisados. Entre os dados relativos ao setor de cobrança, o mais importante para 29,4% foram os resultados de receita líquida sobre a carteira. Também para 29,4% dos pesquisados, o dado fundamental é sobre a performance geral e detalhada dos operadores.

Highlights da pesquisa

● A maior necessidade em relação à atividade de cobrança apontada por 29,4% dos pesquisados é a integração com os demais processos da empresa. Para 23,5% a necessidade principal é a geração de relatórios detalhados e personalizados.

● 29,4% dos pesquisados informam que as soluções de cobrança da sua empresa são desenvolvidas por terceiros, apenas 17,6% afirmam desenvolver as soluções internamente, já 41,2% desenvolvem de ambas as formas (internamente e também por meio de terceiros).

● Mais de 70% dos pesquisados atuam diretamente no setor de cobrança, pouco mais de 10% atuam em serviço financeiro (exceto bancos), 11,8% atuam no varejo e os demais e 5,8% atuam em bureaux de crédito.

Mercado da inadimplência

Segundo estimativa do SPC Brasil e CNDL, 59,9 milhões de brasileiros estão com o nome negativado. O número representa 39,5% da população com idade entre 18 e 95 anos. É na região Sudeste em que se concentra a maior quantidade de consumidores com contas em atraso, em termos absolutos: 24,24 milhões – número que responde por 37% do total de consumidores que residem no estado.

Em termos de participação, os bancos seguem como os maiores credores do total de dívidas em atraso no país, concentrando 49% do total. Aparece, em seguida, o setor de comércio, com 19% do total, e o setor de comunicação (14%). Água e luz concentram 9% das pendências.

Soluções

Para Kleber Silva, Head de Novos Negócios da MFM, para vencer os desafios de cobrança é necessário organizar as informações, otimizar a operação e reduzir o retrabalho. “Um CRM especializado em gestão de cobrança possui ferramentas que agem no fluxo completo do processo de recuperação de crédito, facilitando o dia a dia da operação”, afirma o executivo.

A MFM, além de dispor de uma equipe de analistas de processos que entendem os problemas de uma operação de cobrança e encontram soluções sistêmicas para cada um deles, atua com o Intersic, um CRM de cobrança que atende todos esses quesitos, tanto para credores quanto para assessorias de cobrança.

Website: http://www.mfmti.com.br

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