Brasileiros se destacam em mercado de US$ 425 milhões

Liderado por players como Intel e Dell, mercado de servidores está em franca expansão e chama atenção de players nacionais, que ganham espaço junto aos fabricantes globais.

0
481
SB post

O mercado de servidores X86 vem apresentando crescimento contínuo no Brasil e no mundo. Só em 2017, a receita global do segmento chegou perto dos US$ 425 milhões, segundo a IDC.

No setor, alguns fabricantes se destacam. Ainda segundo a IDC, a Dell lidera o mercado de servidores, com mais de 32% do total de equipamentos comercializados no país. Já a Intel lidera em processadores para este mercado, com cerca de 99% de market share em chips para servidores e data centers em 2017.

Segmentos que vêm sendo bem aproveitados por companhias brasileiras. Um exemplo, a LTA-RH, especializada em soluções de Tecnologia da Informação para o setor púbico, que vem ganhando destaque neste mercado. A companhia é finalista do Intel Partner of the Year, premiação entregue pela fabricante norte-americana a parceiros que se destacaram no último ano.

No evento, que ocorre entre os dias 13 a 15 de março, no Gaylord National Resort & Convention Center, em Washington, D.C, a companhia concorre com o case de projeto realizado para o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, maior empresa pública de Tecnologia da Informação do mundo.

Conforme comunicado da Intel, a LTA-RH pertence a um grupo de elite composto por 29 revendas/integradores da América Latina que foram selecionados para receber um reconhecimento por suas realizações e excelência comercial em 2017.

O projeto finalista, realizado para o SERPRO após a LTA-RH vencer processo licitatório por ata de registro de preços, incluiu a renovação de todo o Parque de Servidores X86 da sede do SERPRO em Brasília e em suas regionais.

Os equipamentos constantes na Ata de Registro de Preços poderão ser utilizados, durante a vigência de 12 meses do contrato, por qualquer órgão ou entidade da Administração Federal, ainda que esta não tenha participado do certame licitatório, desde que mediante aprovação do SERPRO e da LTA-RH.

A atualização tecnológica do parque do cliente abrangeu a aquisição de equipamentos de alta performance (servidores Dell EMC R940, R740, R740XD e R640), com processadores Intel Xeon de última geração, que utilizam a nova arquitetura Skylake.

“São equipamentos ideais para o Hadoop, que é um dos maiores focos do projeto. Criados para atender a requisitos de análise de dados, trazem redução de gastos e otimização de performance”, comenta Alexander Barcelos, diretor da LTA-RH.

Já Henrique Barcelos, consultor comercial da LTA-RH, explica que o ambiente Hadoopp permitirá ao SERPRO aproveitar de forma eficiente a plataforma e todo o potencial da análise de dados e data mining avançados das soluções implementadas.

“Os servidores DELL EMC ofertados com processadores Intel têm custo otimizado para oferecer benefícios atraentes em relação ao custo total de propriedade (TCO)”, afirma Barcelos. “Assim, é possível diminuir o custo de armazenamento e processar grandes conjuntos de dados em relação às soluções tradicionais de Business Intelligence (BI) e análise”, completa.

Ainda segundo ele, os equipamentos foram projetados e certificados para funcionar de maneira conjunta, bem como fornecer métodos de implantação e parâmetros de performance conhecidos, garantindo que os usuários obtenham excelente performance com o mínimo de testes e implantação de solução com risco mínimo.

Para definir os equipamentos a serem fornecidos, a LTA-RH realizou, em conjunto com o SERPRO , um trabalho consultivo sobre o ambiente pré-existente, sizing e levantamento de parâmetros para cálculo do crescimento do volume de dados previsto, vislumbrando desenhar uma implantação que atendesse a demandas atuais e futuras do órgão.

Com os novos equipamentos, o SERPRO terá, em sua sede em Brasília, na regional de São Paulo e demais unidades, uma estrutura competente para abrigar novos sistemas destinados a Contratos Estratégicos de Fornecimento de Serviços a serem firmados com demais órgãos da Administração Pública.

“Não poderíamos deixar de destacar que este projeto e sua consequente indicação à final do prêmio Intel Partner of The Year é fruto de nossa parceria Titanium com a Dell, que nos permitiu alavancar a comercialização de servidores em todo o Brasil. Isso nos alçou a concorrer como um case de valor agregado na Intel, fabricante do qual somos parceiros Platinum”, finaliza Alexander Barcelos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome