Aulas de teatro musical ensinam a importância do trabalho em grupo

Com a popularização dos musicais no Brasil, crianças enchem as salas de aula e aproveitam os benefícios dessa forma de teatro

0
3429
SB post

Aulas de teatro musical ensinam a importância do trabalho em grupo

Destaque na grade de aulas da escola de dança Allégresse (www.allegresse.com.br), o teatro musical tem como um de seus principais aprendizados para as crianças a colaboração e o trabalho em grupo. “Um depende do outro o tempo todo para que o espetáculo funcione. O teatro musical é uma arte onde todos precisam se ajudar”, explica Marcelo Klabin, diretor, ator e professor da disciplina de interpretação na escola de dança Allégresse.

É fundamental entender como cada função está amarrada a outra. Cenógrafo, iluminador, sonoplasta, figurinista. Não há ordem de importância, todos possuem suas funções e precisam desempenhá-las bem. “O protagonista, por exemplo, não conseguirá exercer o seu papel se o iluminador não ligar a luz e o sonoplasta não abrir o microfone na hora certa. Ou seja, todos são importantes para que o espetáculo aconteça. E mais, é preciso que todos se tratem bem porque é só com a colaboração mútua que o conjunto funciona. Esse é o grande aprendizado do teatro musical, a convivência em grupo”, ressalta Klabin.

O teatro musical envolve as disciplinas de canto, dança e interpretação. Na dança é trabalhado a coordenação motora e a noção espacial. Já no canto treina-se a respiração e a saúde vocal, que é a colocação da voz e como usá-la de uma forma que não machuque as cordas vocais. Além de desenvolver a segurança nas crianças, porque cantar, soltar a voz, é uma forma de perder a timidez. “A timidez também é trabalhada nas aulas de interpretação. Os alunos expõem a voz para muitas pessoas, dão suas opiniões. E ao se colocarem no lugar do outro representando um personagem, conseguem ter uma visão diferente do mundo”, afirma o diretor, que completa: “As aulas de interpretação ajudam também a aprimorar a leitura. As crianças precisam ler o texto corretamente, com as pontuações, as intenções de cada fala. Assim quando a interpretação de texto melhora, consequentemente a leitura evolui também”.

Existem alunos que após o contato com o teatro musical melhoraram muito a socialização com a perda da timidez. “Temos uma aluna que falava baixo, não se colocava perante o grupo. E com as aulas de canto e colaboração de uma fonoaudióloga, a menina fortaleceu, deu poder e soltou a voz, e começou a falar alto e a se colocar perante as outras crianças, perdendo a timidez. Esse é somente um caso, mas existem vários outros”, comenta o professor.

Outro aprendizado do teatro musical é quando as crianças conseguem visualizar o produto final, o musical pronto. “As crianças recebem o primeiro texto e têm muita dificuldade de imaginar como será o espetáculo. E, aos poucos, elas começam a entender cada pedacinho da peça – texto, música, dança, luz, cenário, figurino, etc. -, até entenderem o todo. O espetáculo inteiro montado. Nesse momento, elas se sentem apropriadas daquilo, donas, é o produto delas que será apresentado para toda a família e amigos. Da montagem a apresentação. É muito gratificante”, diz o ator.

Para o fim de 2017, a escola prepara um espetáculo de encerramento completo. Contemplando todas as modalidades das aulas, “Any Dream Will Do” será apresentado nos dias 11 e 12 de dezembro no teatro do shopping Morumbi, com texto de Marcelo Klabin e José Dias.

A escola Allégresse fica na rua Deputado João Sussumu Hirata, 150 – Morumbi/SP. Mais informações no www.allegresse.com.br e nas redes sociais facebook.com/allegresse2017 e instagram.com/allegresse2017 .

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome