O campeão mundial, técnico da seleção brasileira de Karate Shotokan da USKBr e professor da Cia Athletica Ribeirão Preto, Giovani Sakata, irá disputar a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Karate no próximo dia 24. O torneio será realizado na cidade de Lençóis Paulista pela Federação Paulista de Karate – FPK.
Sakata que já é veterano no esporte, conta que sua última participação no Campeonato Paulista foi em 2012, ano em que havia encerrado sua carreira de atleta como campeão paulista pela FPK e brasileiro pela CBK, Confederação Brasileira de Karate. Mas a vontade de competir, de se superar e a adrenalina das competições falaram mais alto e ele retorna esse ano disputando em 2 categorias, adulto até 85 kg e master.
Aos 47 anos, o atleta afirma que seu maior adversário é o tempo e que conhece os desafios de enfrentar atletas jovens, que são de uma geração onde a tecnologia, as novas técnicas de treinamento, a profissionalização está mais acessível. “Quando iniciei, a gente fazia tudo na raça, não existia bolsa atleta, transporte adequado, equipamentos de proteção, suplementação alimentar e quando ocorria uma lesão grave o máximo que havia era raio-x. Eu queria ter 20 anos hoje e aproveitar toda a evolução que o esporte está tendo. Mas são tempos que dão saudades, a essência da arte marcial, respeito, honra, lealdade, eram muito fortes”, ressalta Sakata.
O campeão mundial vem se preparando e se dedicando aos treinos com o objetivo de vencer a competição. “Nessa fase, tão importante quanto o físico é a mente estar bem, para que o maior adversário não seja a si próprio. Estou disposto a ultrapassar todos os possíveis obstáculos para conquistar mais um título de campeão paulista e uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro”, finaliza o lutador.