Raça, povo e nação são tema de curso de extensão na FESPSP

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo abre cursos de extensão com início para maio/2018.

0
605
SB post

O Brasil está situado em um território que foi o epicentro da escravidão no mundo moderno e construiu, em grande medida, sua ideia de povo e de nação a partir das suas contradições étnico-raciais. Para discutir essa interação entre raça, povo e nação a FESPSP lança um novo curso de extensão com início em 12 de maio de 2018.

Os debates acalorados sobre escravidão, cor, raça e força de trabalho, assimilação, extermínio e preservação cultural afro-indígena não fizeram parte, contudo, apenas da oratória de antigos intelectuais do império e dos primeiros anos da nossa república. “As dinâmicas de celebração da cultura expressiva e de controle étnico-racial são temas vivos e inquietantes até hoje, encontrando-se diariamente nas agendas políticas, nas notícias e no cotidiano do Brasil”, explica o Prof. Dr. Vítor Queiroz, docente do curso.

Neste curso se acompanhará a construção das ideias conjuntas de raça, povo e de nação, sempre fazendo relações entre os debates históricos e o nosso momento atual. Serão revisitados, dessa forma, desde os clássicos do pensamento racial e nacional brasileiro (Joaquim Nabuco, Sylvio Romero, Mário de Andrade, Gilberto Freyre, Abdias do Nascimento, etc.) até o desenvolvimento das ações afirmativos, as discussões sobre patrimônio imaterial e os assassinatos recentes de lideranças políticas negras e indígenas.

85 anos
Em 2018, a FESPSP está completando 85 anos de tradição no ensino das Ciências Sociais Aplicadas, buscando entender e discutir a cidade e o nosso país. Para comemorar, a Fundação está com uma programação especial de cursos de extensão, aulas abertas, PECs (Programas de Enriquecimento Curricular), debates e eventos. Confira tudo o que acontece por aqui no site (www.fespsp.org.br) e venha conosco construir conhecimento e pensar os problemas do conhecimento.

Serviço
Curso de Extensão – Raça, povo e nação no Brasil: do “paraíso dos mulatos” ao “cativeiro social”
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Período: 12 de maio a 7 de julho de 2018.
Horário: Sábados, das 9h às 13h.
Carga Horária: 32 horas
Investimento: Confira em: https://goo.gl/rVdqyq
Docente: Prof. Dr. Vítor Aquino de Queiroz Davila Teixeira

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 85 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Agência FESPSP
Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br

Jorge Tateishi
11 31237800 ramal 844
11 976489494
jorge@fespsp.org.br

Website: http://www.fespsp.org.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome