A ONG Worldfund foi criada em 2002 nos Estados Unidos para promover programas de capacitação de professores e diretores de escolas públicas no Brasil e no México. Seus três programas têm focos diferentes: STEM Brasil capacita professores de ciências e matemática; IAPE (professores de inglês) e LISTO (gestão para diretores de escolas) são sediados no México. Até hoje, já foram impactados cerca de 9.200 educadores, com impacto direto em mais de 5,3 milhões de estudantes nos dois países.
Desde 2002, a ONG já arrecadou com empresas privadas dos Estados Unidos, Brasil e México mais de US$ 30 milhões. Um evento que será realizado na próxima quinta-feira vai ampliar os investimentos em educação pública na América Latina.
O Prêmio de Liderança na Educação (Education Leadership Award) acontece no próximo 7 de junho em Nova York, cidade onde a ONG foi fundada, e vai reunir cerca de 350 convidados, entre executivos de grandes empresas, parceiros e doadores. Na ocasião será homenageado o brasileiro Jair Ribeiro da Silva Neto, CEO do Banco Indusval e Fundador-Presidente da organização Parceiros da Educação, e Blanca Treviño, presidente da empresa mexicana de tecnologia Softtek. Ambos patrocinam projetos com foco em educação em seus respectivos países. O evento contará ainda com a participação de dois beneficiários dos programas. Do México, a professora e diretora Karina Becerra; do Brasil, o aluno Guilherme dos Anjos, ex-aluno da escola pública EEE Pedro Cia, em Parque Miami, Santo André.
“Guilherme foi escolhido porque representa o nosso objetivo com o programa STEM Brasil: transformar vidas por meio da educação. Foi um aluno que chamou a atenção por sua dedicação e responsabilidade desde muito jovem. Com a visão prática e questionadora que o STEM Brasil traz, Guilherme entrou na USP e hoje cursa Economia. Além da sua vida, ele terá a possibilidade de transformar a vida de sua família e, porque não, a vida de toda a sociedade no futuro”, afirma Marcos Paim, diretor do STEM Brasil.
O STEM Brasil é um programa de capacitação de professores nas áreas de Ciências (Física, Química e Biologia) e matemática com foco em escolas públicas do Ensino Médio em todo o país. Desde a sua implementação, já treinou mais de 4 mil professores em 500 escolas brasileiras, provocando um impacto positivo sobre mais de 458 mil estudantes.
“Nosso crescimento nos últimos anos tem sido bastante expressivo graças a parcerias com empresas privadas e governos locais. Só de 2017 a 2018, o número de participantes nos programas no Brasil e México cresceu 40%, gerando um aumento de 77% no número de alunos impactados”, afirma Kelly Maurice, Diretora Executiva da Worldfund.
Programa STEM Brasil está presente em 15 estados brasileiros
O programa STEM Brasil teve início em 2009 em Pernambuco, e hoje já está presente em 15 estados brasileiros. São Paulo é o estado com o maior número de escolas participantes. Ao todo, em diferentes fases, o programa está em 92 escolas. Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 84% das escolas participantes do STEM Brasil demonstraram um aumento de 20% nas notas de matemática dos alunos. Entre as escolas participantes, 88% mantém o programa após a primeira fase do programa, que tem duração de dois anos.
O sucesso do STEM Brasil levou o programa para o México, onde já teve um workshop e será implementado a partir do segundo semestre em diversas escolas públicas. Segundo levantamento da consultoria internacional ManpowerGroup, Engenheiros e profissionais de TI são cargos onde há carência de mão de obra em ambos os países.
STEM é a sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering, and Math). STEM é um programa de aprendizagem multidisciplinar baseada em projetos práticos e experiências voltadas para a aplicação de Ciências e Matemática em problemas do dia a dia.
Website: https://worldfund.org/site/br/
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?