O papel do RH na inclusão de profissionais com deficiência

O papel do RH na inclusão abrange todas as áreas da empresa. Entenda quais são as principais responsabilidades desse departamento.

0
537
SB post

O recrutamento é a porta de entrada dos colaboradores na empresa e por isso o papel do RH na inclusão de pessoas com deficiência é tão importante. Cabe ao setor desenvolver as estratégias de inclusão sustentáveis, permitir que sejam colocadas em prática e tenham acompanhamento adequado.

Para isso, é necessário que todos os profissionais do RH estejam preparados para colocar em prática o plano de inclusão. O indicado é que todos possam passar por um treinamento que oriente e sane todas as dúvidas que possam ocorrer nesse processo.
Somente após a capacitação é que o papel do RH na inclusão realmente tomará forma e as atividades poderão ser realizadas de forma satisfatória.

– O papel do RH na inclusão
O trabalho precisa ser contínuo e supervisionado para que a inclusão alcance os seus objetivos. O papel do RH se divide em diferentes etapas, sendo que a área em alguns momentos é protagonista e, em outros, orienta colaboradores e setores da empresa. Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão:

– Recrutamento e seleção
Os recrutadores e gestores precisam estar preparados para avaliar candidatos com deficiência, levando em consideração suas habilidades, possibilidades e também a deficiência. O processo deve permitir que o candidato possa participar sem ser discriminado e que não encontre nenhuma barreira para realizar qualquer uma das etapas.
O RH é o principal canal de comunicação entre gestores e candidatos e deve garantir que qualquer tipo de preconceito seja rompido para que a empresa possa contar com os melhores profissionais em seu quadro de colaboradores.

– Análise de acessibilidade
Garantir a acessibilidade dos profissionais é fundamental e por isso é necessário um estudo de análise de acessibilidade tanto física quanto tecnológica. O papel do RH é garantir que tal estudo seja realizado e as adaptações necessárias sejam feitas em conjunto com a área de infraestrutura.
Outros setores da empresa podem e devem ser envolvidos neste processo. É possível, por exemplo, contar com a ajuda do departamento de segurança do trabalho para que sejam avaliadas as condições de acessibilidade física, e com o departamento de TI para verificar a acessibilidade tecnológica.
Não havendo recursos internos para tal análise, recomenda-se contratar profissionais externos a fim de garantir a realização do estudo e das melhorias.

– Envolver gestores e realizar a comunicação
No início, gestores e diretores podem se mostrar um pouco resistentes a terem profissionais com deficiência na equipe. O papel do RH é deixar clara a contribuição que os profissionais podem trazer e garantir a aceitação do novo colaborador.
Palestras de conscientização e estratégias internas de comunicação que abordem o assunto com naturalidade facilitam esse processo.  Em parceria com o Marketing, uma campanha bem desenvolvida pode reverter a resistência e até mesmo receio existente por parte dos gestores.
Se continuar havendo resistência, RH pode intensificar as ações e procurar ajuda externa. Consultorias especializadas podem auxiliar no envolvimento dos gestores e em outras etapas inclusivas.

– Treinamento dos profissionais
O treinamento de profissionais com e sem deficiência devem ter o mesmo objetivo para que todos possam se desenvolver de forma equilibrada. Para profissionais que já possuem formação, essa etapa costuma se resumir a procedimentos específicos da organização.
O RH pode definir junto com as áreas internas quais serão os conteúdos ministrados e o período em que ocorrerão as capacitações para que os colaboradores possam desenvolver as suas atividades. Deve-se também selecionar os profissionais que ficarão responsáveis por ensinar os conteúdos tanto para novos como para antigos funcionários.

– Acompanhamento
O papel do RH na inclusão não se resume a contratar os profissionais, orientar os gestores e deixar que todo o trabalho seja desenvolvido por outras áreas. É preciso realizar um acompanhamento, garantindo a ambientação do novo colaborador com a equipe e a empresa.
É preciso acompanhar a adaptação e desempenho do profissional, verificando se todo o trabalho anteriormente realizado teve o impacto esperado. O RH tem o papel de servir como um suporte para necessidades que os profissionais e as áreas venham a apresentar.
O RH não se limita apenas a uma determinada área da empresa, a sua abrangência tem impacto em toda a organização. Os profissionais precisam se preparar para lidar com todos os entraves que venham a surgir para que a inclusão ocorra de fato.

Website: http://www.talentoincluir.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome