De acordo com informações da Pesquisa Selo Belta, o mercado de intercâmbio movimentou cerca de US$ 2,2 bilhões no Brasil no ano de 2016 e em 2017, mais de 230 mil brasileiros deixaram o país para participar de programas de intercâmbio. Outros dados da Belta também mostraram mudanças significativas em relação ao ano de 2015. Apesar dos cursos de idioma ainda serem os mais procurados entre os intercambistas brasileiros, a opção “curso de idioma com trabalho temporário” subiu da 4ª posição para a 2ª.
Todos os profissionais passam por processos seletivos em busca de um novo ou melhor emprego e o intercâmbio, nesse momento, pode ser a carta na manga de qualquer candidato.
Além de ser uma experiência cultural, o intercâmbio tem se tornado cada vez mais um investimento profissional. Tanto jovens quanto profissionais já experientes no mercado de trabalho recorrem à experiência em outros países como uma forma de potencializar o currículo e garantir uma vaga no emprego dos seus sonhos.
O intercâmbio para estudo de idiomas é um dos mais comuns e respeitados pelo mercado de trabalho. Muitos recrutadores já consideram a fluência em inglês, que antes era vista como um diferencial, uma habilidade básica para o currículo. Quem já consegue se comunicar bem nesse idioma, ou no espanhol, tem muito mais chances do que os outros candidatos. Mas é importante não parar por aí: agora que esses idiomas são pré-requisitos, é importante aprender outras línguas para se diferenciar, se baseando em seu interesse cultural ou oportunidades profissionais.
Intercambistas acabam vivenciando culturas e experiências bem distintas de quem nunca saiu do seu país. Quem viaja desenvolve habilidades sobre as quais nunca tinham pensado antes, consegue se adaptar a situações diversas e superar desafios mais facilmente — características importantes para entrar e se destacar no mercado de trabalho.
Seguindo a onda do mercado startup Cirkus.IO investe para se tornar a primeira no ramo misto de turismo educacional e educação a distância. A plataforma utiliza inteligência artificial para avaliar o aluno e propõe a melhor forma de como estudar. Com o EAD ainda em fase de testes a empresa já disponibiliza a plataforma de provas e concursos. Em suas primeiras provas a distância a Startup vai levar candidatos para fazer intercâmbios em Orlando(Estados Unidos), Honolulu(Hawaii) e Austrália.
Saiba como participar dos concursos acessando a plataforma https://cirkus.io
Website: https://cirkus.io