Docência: as qualidades de um professor ideal

Flexibilidade, paciência e proatividade são algumas das características que um professor deve ter.

0
755
SB post

O professor possui uma função fundamental não somente no ambiente escolar, mas também na sociedade. Pelo seu ensinamento, a educação se transforma em cidadania.

Há várias caraterísticas que um bom professor deve buscar para aplicar em suas aulas e tornar-se cada vez melhor. Um professor que motiva seus alunos por seu método de ensino consegue causar um impacto positivo na sua turma. Selecionamos algumas qualidades que um bom professor deve ter. Confira:

Flexibilidade
É uma característica importante para todo profissional que se relaciona com outras pessoas. O professor trabalha com diversos alunos em sala de aula e cada um possui suas particularidades. Um bom educador está disposto a fazer mudanças em seu ensino, cronograma ou estratégia para que os alunos se beneficiem.

Levar em consideração o que favorece os alunos não diminui a autoridade do professor em sala. Ao contrário, mostrar flexibilidade indica preocupação e desejo que todos tenham uma aprendizagem efetiva.

Organização
A disciplina e organização são essenciais para que o professor consiga transmitir os assuntos com clareza e no tempo certo. Os alunos notam quando o professor muda constantemente a linha de raciocínio ou quando não está atento com datas, prazos e materiais de trabalho. Para que a aula tenha mais fluidez, a boa organização deve estar na lista de prioridades do professor. Ele deve garantir que a aula não seja interrompida pelo comportamento de alunos, e precisa ter o domínio da classe.

Paciência
O professor tranquilo demonstra cuidado e entende as necessidades e limitações de seus alunos, compreendendo que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizagem. A paciência também ajuda quando um aluno tem problemas comportamentais e busca enfrentar o professor que está em sala naquele momento. Encarar conflitos com equilíbrio mostra a experiência e autoridade do educador.

Criatividade
Os métodos de ensino tradicionais utilizados nem sempre estimulam os alunos a aprenderem mais sobre o assunto ou tema. O professor deve inovar em suas aulas para despertar o interesse dos alunos e para que absorvam o máximo possível do conteúdo.

Um bom professor reinventa, não deixa de buscar fontes de inspiração para suas aulas e está aberto para novas ideias e soluções.

Empatia
Uma qualidade fundamental para a docência é a empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro. Para a profissão de professor é importante que o educador conheça bem seus alunos e entenda suas dificuldades de aprendizagem, além de também levar em consideração problemas externos à sala de aula. Quando o professor demonstra empatia, ele consegue discernir com mais clareza qual a necessidade e obstáculo do aluno.

Proatividade
Essa qualidade auxilia o professor a ter iniciativa em resolver problemas e buscar por soluções e resultados. O educador proativo percebe a dificuldade do aluno e encontra métodos de ajudá-lo a melhorar seu desempenho. Para que o ensino e aprendizagem sejam eficientes, o professor deve buscar melhorias para todos os envolvidos no processo, como alunos, pais e gestores da escola.

A educação é a peça-chave para um bom desenvolvimento como cidadão. O Colégio Suíço-Brasileiro sabe da importância do aluno aprender a aprender e, assim, oferece aos seus docentes treinamento contínuo para que possibilitem situações nas quais o aluno produz seu próprio conhecimento, desenvolvendo ideias e pesquisas. Entre em contato pelo telefone (41) 3525-9100 ou entre no site https://chpr.aesb.com.br/.

Website: https://chpr.aesb.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome