Curso ensina gestão estratégica e de pessoas no mundo VUCA

A Universidade Mackenzie realiza de 12 a 26 de maio o Curso de Extensão Gestão Estratégica e de Pessoas, com o objetivo de preparar novos gestores para liderar estrategicamente as organizações para lidar com o mundo VUCA e preparar as equipes para atuar na 4ª Revolução Industrial

0
550
SB post

No ambiente de negócios que estamos vivendo, denominado por especialistas de gestão como VUCA – em referência às iniciais das palavras em inglês para seus termos correspondentes em português: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, dirigir de modo eficaz a trajetória das organizações se tornou um enorme desafio.

Somente gestores extraordinários e altamente e capacitados são capazes de superar estrategicamente os riscos e desafios do ambiente de negócios que estão demandando elevados níveis de performance dos executivos empresariais.

“Nos três últimos anos, o país atingiu um alto índice de mortalidade de empresas (de 2015 para 2016, o pedido de falência aumentou 31%), um crescente nível de inadimplência e uma elevadíssima taxa de desemprego (12%). Além disso, excluindo o agronegócio, a maioria dos setores industriais e de serviços apresentou crescimento negativo, sobretudo pela elevada carga tributária e baixo índice de competitividade internacional”, informa o professor de administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie e fundador da Morsch Consulting, Marco Aurélio Morsch.

Segundo o professor, para ser competitiva no cenário atual, uma empresa precisa ter uma liderança transformacional e pelo exemplo, capaz de gerir de maneira estratégica o capital intelectual e as equipes de trabalho em busca de vantagem competitiva sustentável, desenvolvendo um comportamento protetor contra os efeitos do mundo VUCA. “Neste contexto, o gestor precisa ter visão estratégia e capacidade de antecipação, entendimento de sistemas complexos e pensamento holístico, foco no cliente, na equipe e na tecnologia, clareza de propósito e, por último, capacidade de aprendizado contínuo e acelerado” afirma Morsch.

Pensando nestes desafios e no surgimento de novas metodologias de gestão, a Universidade Presbiteriana Mackenzie estará realizando nos dias 12, 19 e 26 de maio, o Curso de Extensão Gestão Estratégica e de Pessoas. Coordenado pelo professor Marco Aurélio Morsch, que é mestre em administração de empresas, o programa está estruturado num formato de aprendizagem de curta duração, incluindo diversas atividades teórico e práticas, como estudos de caso, dinâmicas de grupo, vídeos e instrumentos de diagnóstico para avaliação de perfil dos participantes. Para conhecer o programa, saiba mais no site http://up.mackenzie.br/extensao/cursos-de-extensao-2018/gestao-e-negocios/lideranca-e-pessoas/gestao-estrategica-e-de-pessoas-12-a-2605/

Liderança transformacional e pelo exemplo

“Para lidar com as mudanças aceleradas e a 4ª Revolução Industrial, precisaremos de mais líderes transformacionais e pelo exemplo”, explica Morsch.

Para o especialista, a transformação digital irá provocar grandes impactos na gestão do capital humano, nas estratégicas organizacionais e nas competências requeridas da liderança e das equipes de alto desempenho. O programa se apoia na abordagem da liderança transformacional e pelo exemplo, modelo desenvolvido por vários autores, entre eles: James Pouzes e Barry Kosner, autores do livro “O Desafio da Liderança: como fazer coisas extraordinárias acontecerem na sua organização”.

Esses autores entrevistaram líderes globais durante 30 anos (obtendo respostas anuais de 500 a 750 mil gestores) e concluíram que os líderes extraordinários exibem cinco práticas: modelam o estilo de liderança, gerenciando a si mesmo e se desenvolvendo continuamente; inspiram visão comum, questionam o processo, mudando paradigmas, capacitam os colaboradores para a ação e falam para os corações dos seguidores. Veja mais em https://www.linkedin.com/pulse/5-pr%C3%A1ticas-para-aperfei%C3%A7oar-sua-capacidade-de-morsch-msc.

Uma pesquisa recente feita pela Deloitte com mais de 10 mil gestores de 140 países, apontou o desenvolvimento da liderança é um dos 4 principais desafios (e gap) na transição que as organizações estão enfrentando. Entre as principais mudanças, incluem-se: repensar o modelo de gestão e liderança organizacional (incluindo conceitos de inovação, agilidade, inclusão e trabalho colaborativo); liderar a transformação digital (identificando e desafiando talentos capazes de transformar); garantir ética e compliance para prestação de contas aos públicos interessados) e formar sucessores e novo líderes.

Entre as novas habilidades gerenciais requeridas destacam-se: Capacidade de transformação cognitiva (Pensar diferente); Transformação comportamental (Agir diferente) e Transformação emocional (Reagir diferente)

Além de desenvolver os gestores para a excelência na gestão estratégica e de pessoas, permitindo o aprendizado e prática das habilidades e novas metodologias de gestão, o curso espera também contribuir para o desenvolvimento de novas lideranças no país.

Website: https://br.linkedin.com/in/marcoaureliomorsch

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome