Como a tecnologia auxilia no setor da educação

Segmento é altamente influenciado pelas novas tecnologias

0
766
celular, agenda e flores na mesa
SB post

Desde que a tecnologia se tornou parte do cotidiano, praticamente todos os segmentos da sociedade passaram por mudanças. Na área da educação não é diferente. Com uma grande quantidade de informações e conhecimentos disponível a cliques de distância, todo o processo de ensino-aprendizagem se modificou, alterando a forma como alunos, professores e pais se relacionam.

O uso de aparelhos celulares para fins didáticos já é uma realidade em cerca de 52% das instituições de educação básica do país, de acordo com dados da pesquisa TIC Educação 2016, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic).

Hoje já é possível, com um simples celular, trabalhar com robótica, apurar inúmeras informações e realizar processos auxiliares para os estudos. Além disso, o aparelho móvel também possibilita uma comunicação entre pais e professores muito mais eficaz .

Existe uma ferramenta desenvolvida especialmente para essa finalidade: o aplicativo de comunicação escolar . Nesse quesito, a startup brasileira ClipEscola, que possui sede em Florianópolis, apresenta uma solução bem completa, que tem revolucionado as relações entre pais e instituições de ensino.

O projeto foi desenvolvido para tornar a comunicação escolar ágil, eficaz, organizada e econômica para as instituições. O aplicativo é capaz de substituir completamente o uso do papel para todas as interações entre pais e escola, centralizando todos os pontos de contato em um único canal.

“A tecnologia é uma realidade de todos, sobretudo de crianças e adolescentes em idade escolar. Em vez de proibir a utilização de aparelhos celulares e smartphones em escolas, como acontecia há alguns anos, a tendência agora é aproveitar a tecnologia para fins educativos e facilitadores, como a localização de alunos e comunicação da escola com os pais”, assegura o CEO da ClipEscola, Marcos Paulo Matias.

O app permite a troca de mensagens entre a escola e os pais de forma profissional e organizada, com possibilidade de moderação e restrições de horário. Dessa maneira, a escola evita ruídos na comunicação e interações fora do horário de trabalho do professor. Também economiza em papel e ligações, além de aumentar a produtividade dos professores, que não precisarão conferir manualmente a agenda de cada um dos alunos.

Na hora da saída , a vantagem é ainda maior: os pais ativam o GPS do dispositivo e o app emite um alerta à escola, facilitando a liberação do aluno. “Evita-se, portanto, ligações durante o trânsito, que são passíveis de multa e penalidade, e desencontros durante a espera”, informa Matias.

Tecnologia em sala de aula

A utilização de conteúdos multimídia em sala de aula começou a ocorrer ainda nos anos 80, quando os aparelhos de VSH passaram a ser usados para levar vídeos educativos para a sala de aula.

Essa dinâmica avançou nas escolas. Hoje a tecnologia não é só uma complementação, mas parte de praticamente todas as atividades realizadas. A inserção vai além de uma expansão das formas de buscar conhecimento. O uso de recursos tecnológicos mostra aos alunos que é possível ter atitudes mais sustentáveis, substituindo o papel pelo digital.

Enquanto que a educação básica já começa a iniciar os alunos no uso de meios de comunicação e ferramentas tecnológicas, as séries mais avançadas já trabalham com conteúdos digitais mais aprofundados. Um dos principais desafios das escolas no tocante à tecnologia é conseguir criar nos alunos uma visão autônoma e crítica das informações que eles encontram na internet.

A quantidade de notícias falsas publicadas na web é enorme. Isso ilustra a necessidade que as escolas têm de ajudar os alunos a entenderem esse universo de dados, opiniões e conteúdos que constituem a word wide web (www). Eles precisam desenvolver a capacidade de discernimento, e cabe à instituição de ensino ajudá-los nisso.

Saiba mais

Quer saber mais sobre os desafios das escolas modernas com o uso da tecnologia? Acesse o eBook gratuito “A Nova Escola” .

Website: http://www.clipescola.com

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome