Cidades inteligentes e seus desafios serão debatidos em evento em São Paulo

Os novos modelos de gestão, a qualidade de vida das pessoas, o desenvolvimento planejado a partir de parâmetros sociais e ambientais, a conectividade e a segurança da informação, entre outros assuntos estarão em pauta durante o Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E)

0
490
SB post

No ranking da IESE Business School de “Cities in Motion”, publicado pela Revista Forbes em 2017, que avalia diversos fatores como conectividade, impacto social, planejamento urbano, uso da tecnologia e transporte, Nova Iorque foi apontada como a cidade mais inteligente do mundo, seguida de diversas metrópoles americanas e europeias nas 50 primeiras colocações. A América do Sul aparece melhor representada por Buenos Aires, na posição 83, enquanto que o Brasil só entra na lista em 101o, com São Paulo, com 1.521,110 km2, mais de 12 milhões de habitantes, PIB per capta (2015) de R$ 54.357,81 e Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM 2010) considerado alto, de 0,805.

São Paulo ainda é considerada a número um entre as cidades inteligentes do Brasil, o que a credencia para sediar o Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E), o único evento oficial sobre cidades inteligentes da América Latina, que será realizado entre os dias 16 e 18 de abril. O evento reunirá os principais líderes dos setores público e privado, além de especialistas em soluções tecnológicas, planejamento, gestão pública, segurança, mobilidade, conectividade e sustentabilidade, com o objetivo de se criar um ambiente propositivo de negócios e de diálogo sobre o desenvolvimento das metrópoles, seus desafios e oportunidades.
Além da exposição, que será realizada em um espaço de 6 mil m2 e reunirá a tecnologia desenvolvida por mais de 70 empresas, o SCBAC&E vai oferecer um congresso com mais de 50 painéis, nos quais profissionais, pesquisadores, empresários e representantes do poder público, nacionais e internacionais, vão discutir temas fundamentais às cidades inteligentes.

Um desses temas é a própria administração das cidades e o desafio de se romper com um modelo de gestão setorial e desintegrado será debatido entre os participantes. Os especialistas que estarão no evento afirmam que a cidade inteligente virá da transformação da cidade que existe hoje e, nesse sentido, transformar a gestão das cidades é fundamental.

O papel do urbanista na concepção de cidades inteligentes também será abordado. O evento vai evidenciar que um dos desafios de legisladores e gestores é ampliar a visão de cidades inteligentes para o que vai além de cidades sustentáveis. Nesse cenário, os congressistas vão debater a função do profissional urbanista como o condutor do processo que torna claro e codifica o verdadeiro sentido das Smart City – metrópoles que têm em sua concepção e eixo-matriz a dedicação da tecnologia em prol da sociedade.

Saúde e qualidade de vida não poderiam ficar fora dos debates. As cidades inteligentes têm por princípio tornar o ambiente urbano melhor para o cidadão e saúde é um tema que impacta diretamente na qualidade de vida. Hoje, milhões de pessoas já acessam aplicativos de saúde e bem estar, ou seja, é um mercado de grande potencial de crescimento para essas tecnologias. Além das próprias pessoas utilizarem a informação eletrônica para melhorar a condição de sua saúde, existe a questão da gestão pública nesse setor. Cidades do Japão e da Espanha já contam amplamente com sistemas de prontuário do cidadão informatizado, cadastro de patologias crônicas e outras ferramentas que melhoram o fluxo do atendimento à população. Nesse cenário o SCBAC&E traz pelo segundo ano consecutivo a questão da saúde pública como tema transversal em seu congresso.
A Ecologia urbana também será tema no evento, que este ano vai abordar o planejamento das metrópoles, levando em consideração a produção agrícola, os modelos das chamadas Fazendas Urbanas, as questões climáticas ligadas à arborização das cidades, a compensação ambiental no âmbito municipal e o planejamento das áreas verdes com vistas ao desenvolvimento socioeconômico.

A conectividade e segurança da informação são questões fundamentais quando se trata de gestão de riscos que envolvam a confidencialidade, integridade e disponibilidade de todas as informações manuseadas, armazenadas, transportadas e descartadas em operações nas cidades inteligentes. Desafios como a maturidade da indústria e dos fabricantes em definir requisitos mínimos de segurança (padrões, regulamentações) para hardwares e softwares serão abordados pelos especialistas presentes.

As startups inovadoras que trazer soluções disruptivas às cidades inteligentes também estarão em pauta. As inovações e os novos modelos de negócios que podem oferecer bem-estar e melhor qualidade de vida à população, além da democratização de serviços de qualidade e a otimização de recursos pelos órgãos públicos serão apresentados no congresso. O evento vai mostrar cases de sucesso de países como Israel, China e USA, que têm fomentado mais fortemente a cultura com startups, além dos exemplos brasileiros, de São Paulo, Curitiba e Florianópolis, que são cidades que têm produzido muita inovação nesse segmento.
Por fim, as tecnologias que já são utilizadas em soluções para as cidades inteligentes serão apresentadas como forma de disseminar o conhecimento e promover negócios para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, garantindo expansão sustentável e crescimento econômico.

Trata-se de um evento do Instituto Smart City Business America (SCBA), entidade sem fins lucrativos que promove o avanço das discussões relacionadas às cidades inteligentes no continente americano. Segundo Leopoldo Albuquerque, presidente do Instituto, o evento tem o objetivo de apontar caminhos para o desenvolvimento integrado das metrópoles.

O SCBAC&E 2018 será realizado pela Informa Group, entre os dias 16 e 18 de abril de 2018, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, à Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo (SP). Em sua última edição, o SCBAC&E reuniu mais de 3 mil visitantes, 250 congressistas e 60 expositores e patrocinadores. Para a edição deste ano, a expectativa é de ampliar em 50% a visitação qualificada. Informações e inscrições pelo site: www.smartcitybusiness.com.br/2018

Website: http://smartcitybusiness.com.br/2018/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome