Casa da Cultura de SP recebe o nome de Marielle Franco

Franco da Rocha, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, batizou a casa da cultura municipal de Marielle Franco, em homenagem a vereadora carioca morta a tiros no dia 14 de março. O local, que passou por reforma, será inaugurado no próximo sábado (7).

0
517
Prédio foi o primeiro conjunto escolar do município. ( Divulgação/Orlando Junior/Dalmir Junior )
SB post

Muitos se lembram dela como a primeira escola do município ou biblioteca, outros pelas aulas das oficinas culturais que aconteciam lá, sem contar nas inúmeras vezes em que foi usada como ponto de referência, mas o que todos os franco-rochenses têm em comum é o carinho e amor pela Casa de Cultura, que será inaugurada neste sábado (7) e levará, a partir de agora, o nome de Marielle Franco (vereadora que foi importante na luta pelos direitos das mulheres e acabou sendo executada em março deste ano, no Rio de Janeiro).

Para tornar memorável o dia que os munícipes tanto aguardavam, a inauguração contará com diversas apresentações promovidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, como músicas, pinturas, dança, grafite, entre outras intervenções artísticas. Todas as atividades serão abertas ao público e acontecerão no próprio local, que fica na Rua Dona Amália Sestini, 85, Centro.

A casa passou por um processo de reforma que melhorou as condições do local, como renovação da pintura, troca do telhado, entre outras intervenções. Além da casinha, será inaugurada a Praça das Artes Kléia Alves que fica na parte posterior do espaço cultural.

Conhecendo a escolha dos nomes

O nome de Marielle Franco, dado ao local, foi escolhido em homenagem a mulher que era vereadora e foi importante por deixar sua garra cravada na história do país, como um exemplo de socióloga, feminista e militante dos direitos humanos.

Já a praça das artes carregará o nome de Kléia Alves, uma jovem que morava no Parque Vitória e que emanava amor por crianças trabalhando como auxiliar de educação na cidade. A moça teve seus sonhos interrompidos no início deste mês, sendo vítima de mais um caso de feminicídio.

Confira a programação

Músicas com o DJ Magoado
Horário: 15h

Intervenção artística com Samara Satiko (pintura ao vivo)
Horário: 15h30

Projeto variante “Uma coleção de memórias afetivas”
Horário: 16h

Intervenção de grafite com Mosko
Horário: 16h

Street Dance (alunos das oficinas culturais)
Horário: 16h30

Espetáculo de circo tradicional
Horário: 17h

Bloco da Casa Velha (aluno da oficina de percussão)
Horário: 18h

Inauguração
Horário: 19h

Show com Carolina Soares “A sereia do samba”
Horário: 20h

Vale lembrar que todas as atrações acontecerão na Casa de Cultura e serão gratuitas.

(Texto: Gabriella Oliveira)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome