Saúde bucal, como o cuidado com o sorriso influencia a sua autoestima

0
81
Saúde bucal, como o cuidado com o sorriso influencia a sua autoestima
SB post

A saúde bucal é um tópico cada vez mais presente nas rodas de conversa sobre qualidade de vida e felicidade. Isso acontece porque o sorriso é o “cartão de visitas” das pessoas, além de aumentar a autoestima e a segurança com a imagem pessoal.

Além disso, quando uma pessoa possui alguma disfunção dentária, como cárie, amarelamento dos dentes e dentes desalinhados, ela pode ficar insegura com sua imagem, com a confiança e, consequentemente, com a baixa autoestima.

Neste sentido, o setor odontológico oferece uma série de tratamentos como o aparelho ortodontico transparente, que alinha os dentes e a estrutura da boca, e o clareamento dental.

O presente artigo abordará os cuidados com a saúde bucal para ter um sorriso saudável, bem como os tratamentos que podem ser feitos para melhorar os dentes e a boca, fazendo  com que as pessoas possam sorrir novamente.

A autoestima e a saúde bucal

A saúde oral pode não parecer, mas está atrelada aos fatores psicológicos e influencia muito a vida e saúde geral das pessoas.

Um exemplo disso é que dentes tortos ou para frente podem ser bastante desconfortáveis para os adultos, mas especialmente para os jovens e adolescentes que estão em desenvolvimento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a saúde bucal é um dos fatores que contribuem para o bem-estar e o aumento da qualidade de vida, afinal, dentes que não estão em “ordem” podem deixar uma pessoa desconfortável, inclusive ao socializar.

Por conta disso, a área da odontologia desenvolveu uma série de procedimentos estéticos, como o clareamento dental com moldeira, para ajudar as pessoas a sorrirem novamente e com mais segurança.

Além dos procedimentos estéticos, é de grande necessidade o cuidado diário com os dentes, como a higienização e uso do fio dental. 

No tópico abaixo falaremos sobre alguns cuidados que devem ser tomados para manter uma vida bucal sadia, além de procedimentos estéticos dentários que podem ser feitos e que contribuem para uma autoimagem mais agradável, melhorando a autoestima.

Cuidados com a saúde bucal e tratamentos estéticos

Existem alguns cuidados com a saúde bucal que podem ser levados em consideração e feitos diariamente de modo a ajudar na melhoria da qualidade da saúde bucal e dental.

Além disso, também existem os tratamentos estéticos, que devem ser feitos em consultório do dentista, como lente de contato dental, ou com sua devida supervisão, e que permitem que os dentes fiquem mais brancos e também livre de imperfeições.

Esses dois aspectos garantem uma maior qualidade de vida e um aumento considerável da autoestima dos indivíduos. 

1. Higienização diária

A higienização dos dentes de forma diária é a principal aliada para um equilíbrio da saúde bucal e para evitar o aparecimento de uma série de disfunções que podem prejudicar a autoestima, como:

  • Cáries;
  • Tártaros;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Perda dentária;
  • Mau hálito.

Por isso existem alguns cuidados que precisam ser tomados, como a escovação diária três vezes ao dia, com especial atenção para a escovação noturna. A escova deve ser de cerdas macias. 

É importante também recorrer ao uso do fio dental, para retirar resíduos de alimentos que podem ficar presos entre os dentes e que não saem com a escovação.

Esse cuidado de higienização deve ser feito tanto pelas pessoas dotadas de dentes naturais como quem já possui implante dental, afinal, a gengiva pode sofrer com inflamações quando não é bem higienizada.

2. Cuidado com a alimentação

A alimentação é outro aspecto muito importante para garantir uma saúde bucal sadia. 

Isso porque existem comidas com altas doses de corante e substâncias colorantes que podem causar o amarelamento dos dentes.

Já outros alimentos mais açucarados podem permitir que cáries se desenvolvam de forma mais rápida. 

Desta forma, recomenda-se o consumo de determinados alimentos que ajudam na formação de dentes fortes e limpos, além de contribuir para a prevenção de disfunções. 

Alguns desses alimentos são: 

  • Frutas;
  • Vegetais;
  • Leguminosas;
  • Cereais;
  • Laticínios e derivados.

Contudo, além dos cuidados diários, há procedimentos que podem potencializar os cuidados bucais e também é importante conhecê-los.

3. Clareamento dental 

O procedimento de clareamento dental é feito em consultório ou por meio de uma moldeira que pode ser aplicada de maneira caseira e que contribui para a volta da coloração branca dos dentes, permitindo um sorriso mais bonito.

É um tratamento bastante procurado e é feito com um gel clareador que pode ser potencializado via laser.

4. Aparelhos ortodônticos 

É um dos procedimentos estéticos mais procurados, principalmente por permitir o alinhamento dos dentes e o conserto de variados problemas estruturais da boca, como a mordida torta.

Esses cuidados e esses tratamentos garantem uma saúde bucal mais equilibrada e, consequentemente, maior qualidade de vida e autoestima. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome