
A saúde bucal é um tópico cada vez mais presente nas rodas de conversa sobre qualidade de vida e felicidade. Isso acontece porque o sorriso é o “cartão de visitas” das pessoas, além de aumentar a autoestima e a segurança com a imagem pessoal.
Além disso, quando uma pessoa possui alguma disfunção dentária, como cárie, amarelamento dos dentes e dentes desalinhados, ela pode ficar insegura com sua imagem, com a confiança e, consequentemente, com a baixa autoestima.
Neste sentido, o setor odontológico oferece uma série de tratamentos como o aparelho ortodontico transparente, que alinha os dentes e a estrutura da boca, e o clareamento dental.
O presente artigo abordará os cuidados com a saúde bucal para ter um sorriso saudável, bem como os tratamentos que podem ser feitos para melhorar os dentes e a boca, fazendo com que as pessoas possam sorrir novamente.
A autoestima e a saúde bucal
A saúde oral pode não parecer, mas está atrelada aos fatores psicológicos e influencia muito a vida e saúde geral das pessoas.
Um exemplo disso é que dentes tortos ou para frente podem ser bastante desconfortáveis para os adultos, mas especialmente para os jovens e adolescentes que estão em desenvolvimento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a saúde bucal é um dos fatores que contribuem para o bem-estar e o aumento da qualidade de vida, afinal, dentes que não estão em “ordem” podem deixar uma pessoa desconfortável, inclusive ao socializar.
Por conta disso, a área da odontologia desenvolveu uma série de procedimentos estéticos, como o clareamento dental com moldeira, para ajudar as pessoas a sorrirem novamente e com mais segurança.
Além dos procedimentos estéticos, é de grande necessidade o cuidado diário com os dentes, como a higienização e uso do fio dental.
No tópico abaixo falaremos sobre alguns cuidados que devem ser tomados para manter uma vida bucal sadia, além de procedimentos estéticos dentários que podem ser feitos e que contribuem para uma autoimagem mais agradável, melhorando a autoestima.
Cuidados com a saúde bucal e tratamentos estéticos
Existem alguns cuidados com a saúde bucal que podem ser levados em consideração e feitos diariamente de modo a ajudar na melhoria da qualidade da saúde bucal e dental.
Além disso, também existem os tratamentos estéticos, que devem ser feitos em consultório do dentista, como lente de contato dental, ou com sua devida supervisão, e que permitem que os dentes fiquem mais brancos e também livre de imperfeições.
Esses dois aspectos garantem uma maior qualidade de vida e um aumento considerável da autoestima dos indivíduos.
1. Higienização diária
A higienização dos dentes de forma diária é a principal aliada para um equilíbrio da saúde bucal e para evitar o aparecimento de uma série de disfunções que podem prejudicar a autoestima, como:
- Cáries;
- Tártaros;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Perda dentária;
- Mau hálito.
Por isso existem alguns cuidados que precisam ser tomados, como a escovação diária três vezes ao dia, com especial atenção para a escovação noturna. A escova deve ser de cerdas macias.
É importante também recorrer ao uso do fio dental, para retirar resíduos de alimentos que podem ficar presos entre os dentes e que não saem com a escovação.
Esse cuidado de higienização deve ser feito tanto pelas pessoas dotadas de dentes naturais como quem já possui implante dental, afinal, a gengiva pode sofrer com inflamações quando não é bem higienizada.
2. Cuidado com a alimentação
A alimentação é outro aspecto muito importante para garantir uma saúde bucal sadia.
Isso porque existem comidas com altas doses de corante e substâncias colorantes que podem causar o amarelamento dos dentes.
Já outros alimentos mais açucarados podem permitir que cáries se desenvolvam de forma mais rápida.
Desta forma, recomenda-se o consumo de determinados alimentos que ajudam na formação de dentes fortes e limpos, além de contribuir para a prevenção de disfunções.
Alguns desses alimentos são:
- Frutas;
- Vegetais;
- Leguminosas;
- Cereais;
- Laticínios e derivados.
Contudo, além dos cuidados diários, há procedimentos que podem potencializar os cuidados bucais e também é importante conhecê-los.
3. Clareamento dental
O procedimento de clareamento dental é feito em consultório ou por meio de uma moldeira que pode ser aplicada de maneira caseira e que contribui para a volta da coloração branca dos dentes, permitindo um sorriso mais bonito.
É um tratamento bastante procurado e é feito com um gel clareador que pode ser potencializado via laser.
4. Aparelhos ortodônticos
É um dos procedimentos estéticos mais procurados, principalmente por permitir o alinhamento dos dentes e o conserto de variados problemas estruturais da boca, como a mordida torta.
Esses cuidados e esses tratamentos garantem uma saúde bucal mais equilibrada e, consequentemente, maior qualidade de vida e autoestima.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.