A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha de combate à tuberculose. Essa é a segunda edição da campanha neste ano, que desta vez vai de 6/11 até 21/11.
A campanha, realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, tem como objetivo constatar precocemente a tuberculose pelo exame de escarro.
O resultado do exame leva apenas 48 horas para ficar pronto e se a doença for diagnosticada, o paciente iniciará um tratamento gratuito na UBS mais próxima de sua casa, com duração de seis meses sem interrupções e sem exigência de isolamento. Os remédios prescritos são ingeridos em dosagem única, diariamente.
Além dos exames de escarro nas UBSs, a Prefeitura firmou uma parceria com o Centro Universitário Módulo, que vai ceder aproximadamente seis alunos de enfermagem para a realização deste exame para pacientes que estiverem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de várias orientações à população.
De acordo com a coordenadora da campanha, enfermeira Maria Célia Marinho, a transmissão da tuberculose ocorre pelo contato direto dos bacilos (bactérias em forma de bastonete) eliminados pela pessoa infectada via espirro, tosse ou fala, sem proteger a boca, com uma pessoa sadia.
Além disso, a enfermeira falou sobre os sintomas da doença. “Geralmente os principais sinais são tosse acompanhada do escarro. A pessoa infectada pode também apresentar febre baixa, suor, falta de apetite, fraqueza, dor no tórax e até escarro com sangue, dependendo do estágio da doença”, afirmou.