Inédito no Brasil: São Caetano realiza prova digital para avaliação de desempenho escolar

0
1055
SB post

A Prova São Caetano, avaliação de desempenho aplicada todos os anos aos alunos da rede municipal de ensino, foi realizada, pela primeira vez, em versão digital. Durante os dias 15, 16 e 17 de maio, cerca de 2.500 alunos do Ensino Fundamental utilizaram tablets para a realização da prova. Outra novidade foi a inclusão de Ciências, ao lado de Português e Matemática – uma iniciativa única no Brasil em testes dessa abrangência.

A digitalização da Prova São Caetano representa ganho de tempo e recursos, tanto materiais quanto pedagógicos. O resultado sai minutos depois da conclusão da prova e é enviado aos alunos e familiares por meio da conta de e-mail do Google Educacional, graças à parceria estabelecida com a empresa Google, sem custo algum para o município.  “Esperamos que a aplicação da Prova São Caetano Digital também se constitua um primeiro passo para que comecemos a migrar para a plataforma digital na realização das provas regulares”, diz o professor Luiz Cruz, diretor do Centro Digital. Segundo o professor, além de mais sustentável (estima-se que foram economizadas 150 mil folhas de papel e tinta de impressão), a prova online permite maior precisão e rapidez no recolhimento de dados e, sobretudo, na tabulação dos resultados. “E provas dissertativas também podem migrar para a prova digital”, acrescenta Cruz.

Sobretudo no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, quando o domínio da escrita já está consolidado, os alunos podem usar o tablet para digitar seus textos. O diretor do Cecape, Paulo Sérgio Garcia, disse que a inclusão de Ciências é fundamental para ampliar a abrangência da avaliação. “A proposta é que em breve possamos incluir todas as disciplinas na Prova São Caetano”, afirma, Garcia.

Segundo o professor Fábio Toro, diretor da EMEF Bartolomeu Bueno da Silva, o uso da ferramenta digital também se reflete positivamente no desempenho do aluno. No tablet, que permite melhor qualidade de visualização e o uso de imagens coloridas, são maiores o interesse, atenção e concentração do aluno na prova. “As crianças já têm familiaridade e total domínio dessa ferramenta”, finaliza Toro.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome