Prefeitura entrega obras de recuperação da Praça Ramos de Azevedo

Além de monumentos revitalizados, o espaço passa a ter mais iluminação, câmera de segurança e painéis que transformam a luz do sol em energia

0
972
SB post

A Prefeitura entregou, neste sábado (16), a recuperação da Praça Ramos de Azevedo, na região central. As obras foram feitas em parceria com empresários ligados à comunidade italiana e fazem parte do projeto “Italia per San Paolo”, que tem como objetivo revitalizar os monumentos da cidade que representam a aliança entre o Brasil e a Itália. A recuperação da praça custou R$ 3,5 milhões.

“A última revitalização da Praça Ramos de Azevedo foi há 26 anos. Hoje ela está totalmente recuperada, graças ao investimento de várias empresas italianas  E assim,  passo a passo, vamos melhorando nossa cidade, com o apoio dos que gostam dela e que também gostam do Brasil”, declarou o prefeito João Doria.

A área de 4,5 mil metros quadrados foi completamente recuperada. O monumento em homenagem a Carlos Gomes e a Fonte dos Desejos receberam atenção especial, com limpeza feita com uso de produtos específicos. Para remover as pichações, foram usadas várias técnicas para não danificar as esculturas.

“Para os monumentos de bronze, utilizamos produtos com baixa concentração química, para não ferir a pátina original. Tudo foi feito para manter a originalidade das obras”, afirma Ronaldo Padovani, analista de negócios da Italian Trade Agency (ITA), e responsável pelo projeto.

O arco da obra Guarani, que faltava na peça, foi reposto. O sistema hidráulico da fonte e seu quadro de comando foram refeitos. O quadro acabou instalado em local totalmente fechado, para que não seja furtado.

A praça recebeu uma câmera de alta definição, ligada ao sistema City Câmeras da Prefeitura, que vai gerar imagens em tempo real para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A Fonte dos Desejos, antes da revitalização

O monumento, totalmente recuperado, após as intervenções

Iluminação

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) fez a manutenção da praça e instalou cinco postes ornamentais, modelo SP antigo, no espaço. Também foram colocados seis refletores para iluminar as estátuas Rui Barbosa, Guarani e Salvador Rosa. A fiação foi toda enterrada.

O muro ao lado da fonte ganhou iluminação ornamental e oito refletores. Foram retirados três conjuntos do comando de iluminação, que antes estavam instalados no meio da praça e ficavam em frente ao monumento de Ramos de Azevedo, poluindo visualmente a paisagem.

Os comandos foram reposicionados para um quadro lateral junto ao muro, em uma caixa resistente a vandalismo. Também foi feita a troca das tubulações flexíveis por modelos rígidos para evitar que roedores danifiquem a rede de cabos e os fios da iluminação pública.

Os monumentos ganharam placas com detalhes sobre os artistas que os criaram, além de suas respectivas histórias. Para obter mais informações sobre as peças, basta fotografar o QR Code das placas. Em horários pré-determinados, a praça terá música clássica como som ambiente. Além disso, a população terá à disposição, na altura da Rua Formosa, dois painéis fotovoltaicos em forma de árvore, que captam a luz do sol e a transformam em energia, para carregar celulares e outros aparelhos eletrônicos.

A revitalização também atingiu os guarda-corpos e o piso do Viaduto do Chá, que receberam lavagem para remoção das pichações. “Este é um dos mais belos monumentos da cidade. Com a revitalização, certamente muitas pessoas vão querer conhecer a região e, aqueles que já a conhecem, voltarão a frequentá-la”, afirma Eduardo Odloak, prefeito regional da Sé.

Projeto Italia Per San Paolo

Além da Ramos de Azevedo, a Praça Imigrante Italiano, localizada na Zona Oeste, que foi entregue à população em agosto, e a Cidade de Milão, na Zona Sul, que será reinaugurada neste domingo (17), fazem parte da lista de monumentos do Italia per San Paolo.

As ações foram idealizadas pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, pela Embaixada da Itália e pela Italian Trade Agency (ITA), que possibilitaram o contato entre a Prefeitura e 24 empresas que patrocinam o projeto.

Fazem parte da lista Grupo Comolatti, Geodata, Luigi Bauducco, Pirelli, e BCF Solutions, além da Tim, Enel, Graziella Matarazzo Leonetti/Andrea Matarazzo e Papaiz Participações. Grupo Gavio, GM Venture, Ied, Colégio Dante Alighieri, Costa Crociere e Intesa, assim como Sanpaolo, Lia Bridelli, Magnetti Marelli, Azimut, Mapei e Opem Brasil integram a equipe, que conta, ainda, com Prysmian, Tozzini Freire e Zaraplast. Os investimentos destas companhias somam um total de R$ 5 milhões.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome