Nova passarela de Congonhas foi aberta na última terça-feira (26) ao público

Nova estrutura oferece toda segurança e comodidade aos pedestres que passam pelo local; passarela provisória começa a ser desmontada definitivamente

0
1058
SB post

A nova passarela de Congonhas está aberta desde a última terça-feira (26/12) para a circulação de pedestres, enquanto a passarela provisória começa a ser desmontada definitivamente. A requalificação da passarela e entorno serão inaugurados na segunda quinzena de janeiro. A nova estrutura já oferece toda segurança e comodidade aos pedestres que passam pelo local.

A nova passarela é o resultado da parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação dos Amigos da Passarela (Aspa), Praias Construtora e um grupo de empresas parceiras. Os trabalhos de revitalização começaram em junho e as empresas estão investindo R$ 6,7 milhões para  devolver a São Paulo a passarela por onde circulam cerca de 3 mil pessoas/dia. “A parceria entre a Prefeitura e empresas amigas da cidade foi possível atender a população, remodelar a passarela e qualificar a área”, afirma Marcos Penido, secretário Municipal de Serviços e Obras.

A Avenida Washington Luís teve um dos sentidos interditado nos dias 18 e 19 de novembro para o içamento de 3 das 4 estruturas metálicas que compõem a nova passarela, que pesam 53 toneladas. Juntas, totalizam 75 metros de comprimento, ligando os dois lados da avenida. Para executar os trabalhos, foi usado um guindaste com capacidade para erguer 110 toneladas. No início do mês passado, também foram içadas as duas estruturas dos novos elevadores que darão acesso à passarela. A estrutura original da passarela, inaugurada em 1974, também foi revolucionária para sua época, utilizando pilares de concreto fabricados in loco e o içamento de vigas metálicas sobre a Avenida Washington Luís durante as madrugadas.

Quarenta e quatro anos após sua concepção pelo arquiteto brasileiro Vilanova Artigas (1915-1985) a passarela Comandante Rolim Amaro está passando por uma completa revitalização. O projeto idealizado por seu neto, o arquiteto Marco Artigas, e pela arquiteta Helena Camargo, busca resgatar a essência da antiga estrutura. A escada helicoidal no centro da passarela, por exemplo, teve toda sua estrutura de concreto restaurada e recuperada.

A nova passarela mantém todo o charme e ineditismo da antiga passagem, garantindo agora mais segurança, conforto e total acessibilidade aos pedestres. “É uma vitória ver a nova passarela ganhando corpo, um projeto pelo qual nos empenhamos desde 1999. E fico ainda mais feliz de ver que conseguimos revitalizar um espaço que  há tempos vinha se degradando, permitindo que a cidade tenha uma porta de entrada digna da sua importância” explica Carlos Alberto Camargo, presidente da ASPA.

O projeto visa não somente a requalificação da passarela, mas também de seu entorno. Por conta disso está em implantação uma praça de 262 metros quadrados em um dos acessos da nova estrutura (lado direito, sentido bairro). A praça será um novo local de lazer nas imediações do Aeroporto de Congonhas, com mobiliário urbano personalizado, espreguiçadeiras, bancos, vegetação, banheiro público acessível, paraciclo e iluminação. Haverá ainda espaço reservado para até dois foodtrucks e um ponto fixo de comércio. Pensando na segurança dos pedestres serão instaladas, na passarela e na praça, 12 câmeras de vigilância integrantes do projeto City Câmera.

Acessibilidade e melhorias

A nova passarela é totalmente adaptada às normas de acessibilidade vigentes, contará com dois elevadores que possibilitarão o acesso de pessoas com necessidades especiais, iluminação e cobertura em todo o percurso, rampas de acesso nas calçadas, instalação de corrimãos e guarda-corpos em duas alturas, faixa de sinalização visual fotoluminescente nos degraus das escadas, sinalização em braile e piso tátil direcional e de alerta. Serão também instaladas sinalizações e placas direcionais. O projeto de revitalização da passarela possibilitou ainda o aumento da altura entre a Avenida Washington Luís e a base da passarela.

Empresas que participam do projeto:

• Associação dos Amigos da Passarela (ASPA)
• Grupo Iguatemi
• Accor Hotels
• Hotel Ibis Congonhas
• Latam
• Gol Linhas Aéreas
• Atlas Schindler
• R.Yazbek/Rofer
• Praias Construtora

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome