Município amplia para 33 as UBS com vacinação preventiva contra febre amarela na Zona Norte

Nesta primeira fase, vacinação é indicada apenas para quem mora a, no mínimo, 500 metros à frente da área de extensão dos parques do Horto e Cantareira

0
820
SB post

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo vai ampliar, a partir desta quarta-feira (25), para 33 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para a vacinação preventiva contra a febre amarela na zona Norte da capital paulista. A expansão será feita gradualmente ao longo da semana e será somada às quatro unidades que já iniciaram a imunização no último sábado (21).

“Não há motivo para pânico”, assegura Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde. Nesta primeira fase, a vacinação é indicada apenas para pessoas a partir dos 9 meses de idade que residam a, no mínimo,500 metrosà frente da área de extensão dos parques do Horto e Cantareira (na segunda fase, deve ser ampliado a um raio de1000 metros, e a terceira fase somente será definida após uma nova avaliação epidemiológica).

“Nossa expectativa é vacinar 500 mil pessoas na primeira fase de imunização, outros 500 mil na segunda e, mais 1,5 milhão na terceira, totalizando 2,5 milhões na terceira fase. Teremos vacina suficiente para toda a população que precisa ser imunizada”, informa Pollara. Nesta terça-feira (24), São Paulo deve receber 500 mil novas doses de vacina.

Até segunda-feira (23), foram vacinadas 12.818 em toda a região do entorno do Horto: 3.238 pessoas na AMA/UBS Jardim Peri; 3.915 na UBS Horto Florestal; 2.150 na UBS Mariquinha e 2.600 na UBS Vila Dionísia. No sábado, o posto volante que funcionou na associação do bairro Vila Amélia, imunizou 915 pessoas.

No distrito Anhanguera, onde a imunização começou em 11 de setembro, foram aplicadas 35.569 doses nas unidades Parque Anhanguera, Morro Doce, Jardim Rosinha e Morada do Sol até este domingo (22).

A extensão do horário de funcionamento das unidades também está em estudo e deverá acontecer de acordo com as necessidades de cada região, com divulgação específica à população local.

A ampliação da vacinação se deu após um macaco do tipo Bugio ser encontrado morto no Parque do Horto e os exames sorológicos e histoquímico das amostras do primata terem confirmado, na sexta-feira (20), a presença do vírus da febre amarela.

“É importante enfatizar que se trata de febre amarela silvestre transmitida pelo mosquito Haemagogus e Sabethes, comum em regiões de mata. O macaco não transmite a doença para humanos, pelo contrário, é o indicativo de circulação de vírus no local, servindo como alerta para que se desenvolvam ações de prevenção. Nós já estamos à frente e iniciamos a vacinação em setembro no distrito Anhanguera”, esclarece Maria Lígia Nerger, coordenadora do programa municipal de imunização da capital.

A vacinação seguirá até que todo o público-alvo esteja imunizado e as ações de rotina seguirão nas unidades que normalmente já realizam vacinação para a febre amarela: clique aqui

A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Serviço:

Vacinação contra febre amarela

Horário: das 8h as 18h

  • UBS/AMA Jardim Peri – Av. Peri Rochetti, 914 – Jd. Peri
  • UBS Horto Florestal – R. Luis Carlos Gentile de Laet, 603, esquina com rua. do Horto, 603 – Horto Florestal
  • UBS Dona Mariquinha Sciascia – R. Dr. José Vicente, 39 – Tremembé
  • UBS Vila Dionísia – R. Chen Ferraz Falcão, 50, Vila Dionísia
  • UBS Jardim Rosinha – R. Dalva de Oliveira, 82 – Morro Doce
  • UBS Morada do Sol – R. Assis Brasil, 31, esquina com Pça. Luiz Vaz de Camões – Sol Nascente
  • UBS Morro Doce – R. Alberto Calix, 55 – Jd. Canaã
  • UBS/AMA Parque Anhhanguera – R. Pierre Renoir, 100 – Via Anhanguera Km 24,5 – Jd. Britania
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome