FEBRE AMARELA

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo faz ações para intensificar vacinação nas zonas Norte e Leste; saiba mais sobre a doença e se você precisa se vacinar

0
540
SB post

A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) informa que não há transmissão de febre amarela no município de São Paulo. Foram confirmadas, até agora, mortes de macacos devido à doença. A Secretaria Municipal da Saúde/COVISA, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, vem realizando ações de intensificação da vacinação nestas regiões do município. Até o presente momento, não há notificação de caso humano de febre amarela, seja do tipo silvestre ou urbana, adquirida na capital paulista.

Todos os casos relatados no Brasil são de febre amarela silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, só encontrados em lugares de mata. A febre amarela urbana (que envolve o homem e tem como vetor potencial para transmissão o Aedes aegypti) não circula no país desde 1942.

Vacinação
Desde o dia 26/12, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo incluiu mais um distrito administrativo na campanha de vacinação contra a febre amarela. Os moradores do distrito Raposo Tavares, na Zona Oeste da capital, já podem tomar a vacina contra a doença em ao menos três postos: AMA/UBS Integrada Jardim São Jorge, AMA/UBS Integrada Paulo VI e UBS Jardim Boa Vista.

O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sábado, nos postos do Jardim São Jorge (Rua Ângelo Aparecido dos Santos Dias, 331) e Paulo VI (Avenida Vaticano 69 ) e de segunda a sexta no Jardim Boa Vista (Rua Candido Fontoura 620). A meta da secretaria é imunizar 70 mil moradores da região durante a ação preventiva.

É importante esclarecer que, assim como na Zona Sul, cuja vacinação contra a febre amarela teve início na  quinta-feira (21) em quatro bairros, também não houve epizootia confirmada nos bairros da Zona Oeste e, por isso, a ação nessas regiões se trata de medida cautelar. As ações de vacinação também seguem na Zona Norte.  Veja mais informações

“Apesar da queda na procura pela dose nas últimas semanas, em comparação ao início da campanha, conseguimos atingir o número de um (1) milhão de pessoas vacinadas antes do esperado. Agora, o objetivo é imunizar toda a população da zona Norte, o que é essencial para criar um cinturão de proteção para que a doença não se desenvolva”, explica Wilson Pollara, secretário municipal de Saúde.

A coordenadora do programa municipal de imunização da capital, Maria Lígia Nerger, esclarece que os munícipes que já tomaram a vacina em alguma fase da vida não precisam de reforço. “Quem já tomou não precisa se vacinar novamente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam apenas uma dose da vacina para prevenção contra a febre amarela: é o suficiente para proteger contra a doença.”

A vacinação seguirá até que todo o público-alvo esteja imunizado e as ações de rotina seguirão nas unidades que normalmente já realizam vacinação para a febre amarela.

A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Parques fechados
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) suspendeu a visitação pública em 23 parques administrados pelo município, como medida preventiva após as mortes dos macaco.

É importante informar que o macaco não transmite a doença para humanos. Sua morte é o indicativo de que há circulação de vírus no local. “O ataque do mosquito à fauna é um alerta para podermos conter o avanço da doença e evitar que ela chegue ao ser humano. Os primatas atingidos são apenas vítimas da doença, pois não a transmitem ao homem. Pedimos que a população nos informe a presença de animais doentes ou mortos e jamais mate nossos animais”, afirmou Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Ciclos da Febre Amarela
A Febre Amarela apresenta dois ciclos de transmissão epidemiologicamente distintos: a febre amarela silvestre (FAS), que ocorre em primatas não humanos (macacos) e os principais vetores transmissores são mosquitos silvestres (dos gêneros Haemagogus e Sabethes). O ser humano é contaminado acidentalmente, quando vai para áreas rurais ou silvestres que tem a circulação da febre amarela. O ciclo da Febre Amarela Urbana (FAU) envolve o homem e tem como vetor principal o Aedes aegypti.

Desde 1942, o Brasil não registra casos de febre amarela urbana. Para que ela continue longe da população, é fundamental reforçar o combate ao mosquito, que também transmite dengue, chikungunya e zika vírus. A população pode ajudar, eliminando os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, principalmente nas residências.

Sintomas da doença

Caso você tenha viajado para alguma área de risco de transmissão no Brasil ou para Cidades do Estado de São Paulo, fique atento. Os sintomas aparecem, geralmente, 3 a 6 dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas podem levar até 15 dias para ocorrerem.

  • febre de início súbito, calafrios;
  • dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral;
  • náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza;
  • icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
  • sangramentos.

Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Importante: informe ao serviço de saúde se você viajou nos 15 dias anteriores ao início de sintomas e leve a sua carteira de vacina.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome