Procon de SJC bate recorde de atendimentos e aumenta índice de solução

Uma das iniciativas em prol dos consumidores foram as audiências conciliatórias, numa parceria entre Procon e Univap - Foto: Beto Faria/PMSJC

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No ano passado o Procon de São José dos Campos realizou 87.571 atendimentos a consumidores. Esse número é 22,49% maior em relação a 2016, que teve o total de 67.873 registros. Os dados de 2017 estão distribuídos em atendimentos iniciais (78.098) e externos (136), além das audiências de conciliação agendadas (4.168).

O aumento da demanda também veio acompanhado da maior eficácia na solução de conflitos nas relações de consumo. O índice de resolutividade chegou a 85% — um acréscimo de dois pontos percentuais ante o período anterior, que era de 83%.

Para a coordenação do Procon, o aumento dos atendimentos se deve, principalmente, às palestras ministradas pelo órgão de defesa do consumidor em diversos locais como escolas municipais e unidades da Casa do Idoso. No total, 5.169 pessoas participaram das 86 palestras durante o ano todo. Com isso, o Procon aumentou sua penetração na sociedade devido à conscientização feita sobre os direitos do consumidor.

O Procon também investiu no treinamento contínuo da equipe, capacitando sistematicamente os conciliadores. Além disso, também promoveu palestras junto às equipes da Vigilância Sanitária e Zoonose, que puderam informar a população sobre os erros rotineiramente cometidos, contribuindo para a melhor conscientização tanto do consumidor quanto do fornecedor e consequente resolutividade de determinados casos.

Municipalização

Em 2017, o Procon joseense iniciou o processo de municipalização. Em 13 de setembro, a Câmara aprovou, por unanimidade, a Lei Municipal 9.562, que dispõe sobre a organização do Sistema Municipal de Proteção ao Consumidor, com coordenadoria, conselho e fundo próprios. O próximo passo será a regulamentação da mudança, que vai proporcionar melhor atendimento à população que procura o órgão para resolver questões ligadas às relações de consumo.

Mantido pela Prefeitura, o Procon municipal funciona na Rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas, com entrada pela Avenida José Longo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 151 ou 3909-1440 e na página www.sjc.sp.gov.br/procon.

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