Museu do Folclore inicia agendamento de grupos para visitação em SJC

Mediadora atende alunos na exposição permanente, durante Mês do Folclore de 2017 - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

0
532
SB post

O Museu do Folclore de São José dos Campos iniciou o agendamento de grupos (escolares ou de outros segmentos) interessados em conhecer a exposição permanente ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, criada em 2006 sob curadoria do museólogo Raul Lody. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3924-7318 ou 3924-7354.

As visitas espontâneas à exposição não necessitam de agendamento prévio e podem ser feitas de terça a sexta-feira e feriados (das 9h às 17h), e aos sábados e domingos (das 14h às 17h).

A exposição permanente é composta por diferentes objetos, imagens, fotos e vídeos relacionados à cultura popular da região e do Brasil. O acervo está distribuído em oito salas: São José dos Campos, Tecnologias, Religiosidade, Festas, Santos de Fé, Identidades, Brasil e Panelas do Vale.

O Museu do Folclore também possui uma biblioteca especializada em cultura popular e uma brinquedoteca com brinquedos populares criados por artistas e artesãos de diversos estados brasileiros. Os dois espaços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Outras atividades

No ano passado mais de 34 mil pessoas de todas as idades participaram de alguma atividade oferecida pelo Museu do Folclore. Além da exposição permanente, também foram realizadas duas exposições temporárias (‘Meu Mundo é de Papel’ e ‘Presépios do Vale’), Mês do Folclore, encontro com mestres da cultura popular (Projeto Museu Vivo) e com Folias de Reis (Ciclo de Natal e Chegada das Bandeiras).

O Museu do Folclore é público e está localizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, no bairro de Santana, região norte da cidade. Sua gestão é feita de maneira compartilhada, entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome