Fundação das Artes anuncia programação da semana de comemoração de 50 anos

Sete dias de evento marcam a grande celebração! Uma das instituições de formação artística e cultural mais emblemáticas do Brasil convida a população para celebrar a memória, a convivência coletiva e a construção de uma história de 50 anos, que transpassa gerações e que forma grandes artistas!

0
647
Alice de carvalho julião
SB post

50 anos da Fundação das Artes – 7 dias de festa com participação de alunos, ex-alunos, professores e artistas consagrados

 

Um dos patrimônios culturais do estado de São Paulo, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul tem uma história marcada por momentos importantes e simbólicos que fizeram com que a Instituição se consolidasse como um polo importante e necessário de cultura para a região.

A Fundação das Artes é reconhecida por ter contribuído com o percurso profissional de uma legião de artistas-em-formação que se tornaram expoentes em seus campos de atuação, o que consolida seu potencial e experiência na formação artística. Passaram pela Instituição nomes como Cássia Kiss, Marcos Frota, Fábio Assunção, Antônio Petrin, Ulisses Cruz, Amílton Godoy, Nelson Aires, Daniel Melim, Eugênio Kusnet, Roberto Sion, entre outros.

Da Escola de Música surgiram nomes que se destacaram em festivais, concursos, apresentações e como profissionais respeitados no meio artístico. Exemplos disto são os ex-alunos que fazem parte da Nômade Orquestra (Big Band que mistura jazz, funk, rock, reggae, blues e música do mundo, atualmente em turnê pela Europa), Adenílson Telles, ex-aluno que atuou na Orquestra Filarmônica de Berlim e Dorotheia Gruber Chinaglia, que foi aluna de Marília Pini (ex-professora da Fundação das Artes que atuou como violinista nas principais orquestras de São Paulo) e que hoje, além de reger a Camerata de Cordas da instituição, também é integrante da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA).

 

A celebração dos 50 anos da Fundação das Artes teve início no fim de 2017, com o anúncio da redução de todas as mensalidades para 2018. Como uma forma de incluir a população nesta grande comemoração, a FASCS reduziu os valores de todas as mensalidades possibilitando que um maior número de pessoas tivesse acesso aos vários cursos oferecidos pela instituição. Agora, a celebração segue com ações gratuitas para a população, promovendo um grande encontro de gerações valorizando aquilo que essa história tem de melhor: a relação estabelecida com este espaço de aprendizado pela comunidade interna e externa, e essa memória viva que pulsa ao lado da história da cidade de São Caetano e da Cultura Nacional.

 

SEMANA DE CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DA FUNDAÇÃO DAS ARTES.

Programação artístico-pedagógica – de 23 a 29 de abril de 2018

Dia 23 de abril de 2018 – segunda-feira às 18h às 20h00

Som na Calçada Especial – Projeto que há cinco anos ocupa a calçada da Fundação das Artes com repertório instrumental de jazz e bossa nova. Com Rodrigo Braga (piano), André Soratti (baixo), Edson Silva (bateria). Entrada da Fundação das Artes

Abertura da exposição “Os primeiros 50 anos – Arte Postal” acervo de obras desta modalidade, com trabalhos produzidos por alunos, ex-alunos e artistas convidados da Escola de Artes Visuais. Saguão da Fundação das Artes.

Endereço: Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Nova Gerty, São Caetano do Sul/SP

Entrada Gratuita – Classificação Livre

Dia 24 de abril de 2018 – terça-feira às 19h30

Aula aberta de desenho com alunos de Artes Visuais e performance do Grupo Institucional de Dança da Fundação das Artes. Saguão da Fundação das Artes

Endereço: Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Nova Gerty, São Caetano do Sul/SP

Entrada Gratuita – Classificação Livre

Dia 25 de abril de 2018 – quarta-feira às 19h30

Concerto de 50 anos da Fundação das Artes na Sala São Paulo com: Orquestra Jovem, Big Band Salada Mista, Cameratas de Cordas (crianças e jovens), Grupo de Percussão e Coro de Repertório da Fundação das Artes, com músicos convidados da OSESPOrquestra Sinfônica de São Paulo e participação especial do cantor João Bosco. Maestros: Geraldo Olivieri e Ogair Junior.

Abertura com Grupo Institucional de Dança da Fundação das Artes e Cena “Memórias” com ator formado pela Escola de Teatro. O evento é uma realização da Fundação das Artes em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, SESC-SP, Secretaria de Cultura do Estado e Fundação OSESP.

Local: Sala São Paulo. Praça Julio Prestes, 16. Campos Elísios, São Paulo – Capacidade –1000 lugares

Classificação Livre

Ingressos Gratuitos – Os ingressos para alunos da Fundação das Artes podem ser retirados de 17/04 a 20/04 na Secretaria (2 ingressos por alunos).

Serão disponibilizados ônibus gratuitos para alunos: saída às 18h da Fundação das Artes, com retorno às 24h. Solicitar reserva a partir de 17/04 na Secretaria, mediante capacidade de lugares. (Pais ou responsáveis podem acompanhar os alunos menores de idade no ônibus).

Os ingressos para o público em geral serão distribuídos no dia 23 de abril às 18h na Bilheteria da Fundação das Artes (2 ingressos por pessoa sujeito à capacidade da Sala de Concertos)

Dia 26 de abril de 2018 – quinta – feira de 19h30 até 21h00.

Exposição “Os primeiros 50 anos”

Recorte da produção artística que permeou a Escola de Artes Visuais da Fundação das Artes desde sua criação em 1968. Obras dos ex-alunos Daniel Melim, Bruno Andrade, Elton Hipólito, Bruno Novaes, entre outros. Trabalhos dos orientadores atuais da escola – Anete Lopes Nascimento, Edevania de Souza Rego, Liliane Pires dos Santos, Martin Braga de Siqueira. Obras das edições dos Salões de Arte Contemporânea, realizados na cidade entre as décadas de 1960 e 1980.

Abertura com a Performance Digital dos alunos do curso Mediotec Dança. Direção: Flavia Borsani Parceria: Fundação Pró-Memória. Curadoria: Valdo Rechelo.

Local: Pinacoteca de São Caetano – Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 – Santa Paula, São Caetano do Sul

Visitação até 13 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 17h, sábados, das 9h às 13h.

Dia 27 de abril de 2018 – sexta-feira às 17h

Espetáculo “Ser, ou não sei. Hamelete, a estória recontada”

Uma das maiores obras da literatura mundial agora é revisitada em linguagem popular para teatro de rua. Saímos da Dinamarca e vamos para Garanhuns, Pernambuco. Rir é a melhor forma de aliviar a dor. Uma sátira à trágica condição do destino humano. Núcleo de Teatro de Rua. Orientação: Pedro Alcântara

Local: Calçada Fundação das Artes – Endereço: Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Nova Gerty, São Caetano do Sul/SP – Entrada Gratuita – Classificação Livre

Dia 28 e 29 de abril de 2018 – sábado às 20h e domingo às 18h

Espetáculo teatral “Ontem será solidão”

Por meio de histórias repletas de realismo mágico, no palco, o elenco vive as mudanças de gerações da família Buendía e dos demais moradores de Macondo. Da criação do povoado por José Arcardio Buendía e Úrsula Iguarán à morte da matriarca, o texto fala sobre os conflitos humanos. Duração: 150 minutos.

Local: Teatro Timochenco Wehbi. Rua Visconde de Inhaúma, 730, Nova Gerty, SCS.

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e promocional). Classificação: 12 anos.

Sessão gratuita no dia 28 de abril, ingressos distribuídos 1h antes do espetáculo.

Foto: Letícia
Alice de carvalho julião
Foto: Letícia
Foto: Letícia
Foto: Douglas Almeida
Foto: Douglas Almeida
Foto: Douglas Almeida
Foto: Letícia
Foto: Letícia

Mais informações em: www.fascs.com.br ou www.facebook.com/fascs

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome