Mudança para espaço no Poupatempo quadruplica o público da Gibiteca em São Bernardo

Quase 19 mil pessoas visitaram o espaço em 2017 após transferência; apenas 5 mil pessoas frequentaram o local na Cidade das Criança em 2016

0
532
SB post

Falta pouco para o esperado filme Vingadores: Guerra Infinita chegar aos cinemas. Mas é possível saber um pouco mais sobre Thanos, um dos maiores e mais destrutivos vilões da Marvel, antagonista principal deste longa-metragem. E tudo de graça. A Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese (Rua Nicolau Filizola, 1.100 – Centro, dentro do Poupatempo) conta com essa coleção e outras HQs (Histórias em Quadrinhos) como “Homem de Ferro”, “Vingadores: Guerra Civil”, “Superman”,  lógico, os clássicos “Turma da Mônica” e “Turma da Mônica Jovem”, entre outros. Fãs dos mangás também têm material garantido com a coleção do Naruto, e outros exemplares.

Desde abril de 2017, o espaço está no Poupatempo de São Bernardo. A mudança de ares fez muito bem, já que quase 20 mil pessoas visitaram a Gibiteca do período de abril a dezembro. Quando estava alocado dentro da Cidade da Criança, o número de visitantes era bem acanhado, cerca de 5 mil pessoas em 2016.

“Logo que cheguei à Secretaria da Cultura, comecei a visitar os locais. Primeiro fui ao Espaço Leitura, no Poupatempo. Fiquei muito triste com o que vi. Um local sem atrativos, que só funcionava com doações de jornais e revistas velhas. Como um ambiente com alta densidade de público tinha ficado abandonado dessa forma? Paralelamente, a Gibiteca, que contava com um bom acervo, mas estava num local isolado. Seguindo as diretrizes do prefeito Orlando Morando, temos de aproveitar o máximo dos espaços, pois isso tem um custo. Por essa razão, unimos um espaço carente de atrativos, com outro que precisava de público”, afirmou o secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli.

Para a chefe de Divisão de Bibliotecas Públicas, Dalva Franceschetti, a transferência da Gibiteca da Biblioteca Monteiro Lobato para a Cidade das Criança acabou prejudicando o espaço. “Desde a mudança, o número de usuários vinha decaindo, pois o acesso era difícil. A Gibiteca estava isolada e, como era um equipamento gratuito – as atrações do parque são pagas -, não tinha sinalização ou divulgação. Para completar, os públicos eram distintos. O parque é um espaço infantil, enquanto o acervo da Gibiteca atende ao público jovem e adulto. A parcela destinada às crianças é de cerca de 20%”, disse.

Fundada em 1999, a Gibiteca Municipal recebeu o nome de Eugênio Colonnese para homenagear o cartunista, roteirista e editor de HQs ítalo-brasileiro radicado na região do Grande ABC. O espaço conta com acervo de cerca de 15 mil exemplares, entre HQs, material teórico sobre a Arte da História em Quadrinhos, mangás, livros de RPG, entre outros. É uma das poucas que possui acervo circulante na região, disponível para empréstimo. Entre os destaques, há a coleção completa do “Conan, o Bárbaro”, e os mangás “Naruto” e “O Lobo Solitário”.

Também há um acervo de referência em HQ na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Flaquer, 26 – Centro) com cerca de 7 mil exemplares. Os materiais teóricos e exemplares raros, como os primeiros livros do Maurício de Souza, de 1967, gibis da Disney, de 1957, e publicações mais recentes que estão fora de circulação. Todo o material está à disposição do público, apenas para consulta.

Quem quiser contribuir com o acervo da Gibiteca, pode fazer a doação no próprio espaço ou em uma das seis bibliotecas públicas da cidade. Os exemplares serão avaliados por bibliotecários e incluídos na coleção circulante ou fixa.

Serviço

GIBITECA MUNICIPAL EUGÊNIO COLONNESE / ESPAÇO LEITURA

Rua Nicolau Filizola, 1.100 – Centro (Poupatempo)

Horário de funcionamento: segunda a sexta 7h00 às 19h00 /Sáb. 7h00 às 13h00

BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

Rua Dr. Flaquer, 26 – Centro

Horário de funcionamento: de terça a sexta das 09h00 às 21h00 / Sáb e dom 10h às 16h.

 

Por: Kati Dias

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome