Em São Bernardo, Samu promove aula de primeiros socorros em shopping

Treinamento serve para ensinar à população técnicas de salvamento em caso de parada cardiorrespiratória; Ato aconteceu em parceria com o Golden Square

0
874
SB post

Na busca de ampliar os conhecimentos e orientar a população, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o núcleo de Educação do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), promoveu uma aula de primeiros socorros à população, na praça de alimentação do Shopping Golden Square, localizado na Avenida Kennedy, 700, no Jardim do Mar.

 

O treinamento, que é ministrado pela equipe de enfermagem do SAMU, ensina técnicas de salvamento em casos de parada cardiorrespiratória. De acordo com Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, qualquer pessoa está sujeita a ter um problema do coração e se o socorro desses pacientes for imediato, as chances de sequelas são inferiores.

 

“Só em 2016, o SAMU registrou 1.300 óbitos por paradas cardiorrespiratórias. Se em todas essas ocorrências, uma pessoa soubesse realizar a manobra de salvamento, o índice de sequelas e de morte seria 70 % menor”, disse Reple.

 

Para a coordenadora da equipe de enfermagem do núcleo, Marcia Silva Picolli, investir em conhecimento, é a melhor forma de conscientizar as pessoas sobre importância de ajudar o próxim, em caso de socorro. “Todas as pessoas precisam saber a forma correta de ajudar. Existe um protocolo simples, mas muito eficaz. A pessoa precisa apenas manter a calma, identificar os sintomas e realizar a massagem. Esse simples ato, pode ajudar a salvar uma vida”, explicou Marcia

 

O aposentado, José Silva, de 70 anos, fez questão de participar da palestra, interagir com os profissionais e aprendeu a técnica de massagem respiratória. “Precisamos sempre estar atentos ao que acontece ao nosso redor, eu com 70 anos, nunca soube fazer massagem cardíaca. Penso em quantas pessoas eu poderia ter ajudado ou até salvado alguém da morte. Hoje eu vou para casa tranquilo, porque se alguém passar mal ao meu lado, vou saber como agir”, comemorou o aposentado.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome