Santo André retoma programa Banho de Luz e modernizará 20 mil pontos de iluminação

0
571
SB post

Trabalho será executado por regiões, com a instalação de iluminação de LED em avenidas, criando os corredores brancos

Santo André, 1º de setembro de 2017 – O prefeito Paulo Serra anunciou nesta sexta-feira (1º) a retomada do programa Banho de Luz, com uma audaciosa proposta de revitalização e troca do sistema de iluminação pública de Santo André. A partir deste mês, três regiões da cidade, que contemplam sete bairros, começarão a receber novas lâmpadas e luminárias, com intensidade luminosa superior. ­­Os bairros Vila Curuçá, Parque das Nações, Bangú, Jardim Stella, Jardim Jamaica, Jardim Oriental e Jardim Cristiane serão modernizados com a troca de 4 mil pontos de iluminação. O programa vai  modernizar 20 mil pontos de iluminação em um prazo de 20 a 24 meses, com recursos da ordem de R$ 8 milhões da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Nestes bairros serão utilizados três tipos de lâmpadas, as de LED (luz branca) em avenidas e vias primárias, as de vapor metálico (também de luz branca) em locais que concentrem equipamentos públicos como escolas, unidades de saúde e praças, e vapor de sódio (luz amarela) em vias secundárias. “ Temos ainda 40% das luminárias da cidade com mais de 30 anos de utilização e que possuem apenas 20% de luminosidade. Santo André ainda é escura e mal iluminada. Com a retomada do Banho de Luz, esperamos aumentar a luminosidade nos logradouros públicos, substituir materiais obsoletos e instalar LED, que ilumina mais e reduz o consumo de energia em 50%, em média”, pontua o prefeito.

O prefeito Paulo Serra avalia que a retomada do Banho de Luz é um grande salto para a modernização da iluminação da cidade. Desde o lançamento do programa, foram instaladas 12 mil novas lâmpadas (8,5 mil de vapor metálico e de sódio e 3 mil de LED), mas o trabalho foi interrompido em outubro do ano passado. “O que se observou em Santo André foi uma quebra de paradigma, pois não se trata apenas da substituição de lâmpadas, pois no final, o que se espera é um benefício social, para que todos possam ver a cidade mais iluminada e com uma maior sensação de segurança”, destaca. A cidade conta com 52 mil pontos de iluminação no total.

O programa Banho de Luz é uma parte do processo de modernização, que contempla ainda um importante sistema integrado de georreferenciamento da iluminação pública. Por meio de computadores interligados, é possível comandar os pontos em LED identificados nos postes e identificar com precisão quais apresentam qualquer tipo de falha, para que as equipes de manutenção possam agir com menor tempo no reparo. Além disso, existe um trabalho constante de aperfeiçoamento das equipes próprias e da empresa contratada. Outro instrumento de comunicação com as equipes de manutenção, é o 0800-774-2100, uma linha exclusiva para registros de pedidos de manutenção.

 

Daniel Betega

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome