A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, executou a pintura de mais duas faixas de pedestre 3D nas ruas Catequese e Álvares de Azevedo, na região central da cidade. A nova modalidade de pintura 3D produz uma ilusão de óptica pela sombra implementada junto à faixa de pedestres e que causa a impressão de que ela está flutuando. Para que a pintura tenha o efeito desejado, a via deve ser preferencialmente de sentido único de direção e plana. O trabalho é executado por funcionários do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET).
O objetivo principal da nova sinalização para os pedestres nestas travessias é chamar a atenção do motorista que naquele ponto há um local de passagem prioritária e que se deve reduzir a velocidade. A medida que os serviços são executados, o DET realiza outras ações de melhoria da segurança do pedestre, como ajustes na temporização semafórica, colocação de novos faróis de travessia, construção de avanços de calçada e realização de campanhas de segurança no trânsito. A primeira faixa 3D foi instalada no mês de outubro, no Paço Municipal.
A Prefeitura avalia, em caráter experimental a implantação em outros locais da cidade, como a Rua Itambé, na saída da estação ferroviária, na avenida Dom Pedro II (em frente ao Parque Celso Daniel) e Av Dom Pedro I, no Terminal da Vila Luzita. O prefeito Paulo Serra destaca que a pintura está se mostrando eficaz na segurança aos pedestres. “Queremos que Santo André volte a ser referência no respeito ao pedestre e na redução de acidentes. Sabemos que a cidade tem muitas prioridades mas ferramentas inovadoras de baixo custo devem sempre ser utilizadas”, afirma.