Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Santo André, por meio de diversas secretarias e órgãos de apoio, promove um calendário de atividades voltadas às mulheres, homenageadas internacionalmente no dia 8 de março. A programação completa tem diversas ações, que vão desde serviços de beleza a orientações jurídicas, promoção à saúde feminina e exibição de documentários. No próximo sábado (10) será realizada caminhada do Dia Internacional da Mulher, com concentração às 8h30 no espelho d’água do Paço Municipal, com saída às 9h, em direção à concha acústica da Praça do Carmo. A relação de todas as atividades do mês está disponível para download no final deste texto.
Na área da saúde, todas as 27 unidades da atenção básica realizarão o exame preventivo (em alguns casos com horário marcado e outros de livre demanda), bem como o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites. Para saber os horários de coleta, a munícipe deve se informar na unidade mais próxima da sua residência. Haverá também palestras sobre menopausa, sexualidade, câncer de mama e de útero e saúde emocional. Dentro das atividades sobre autocuidado e elevação da autoestima, usuárias poderão participar de aulas de zumba, auriculoterapia e serviços estéticos. No dia 8 de março, o Centro de Especialidades I, localizado na avenida Ramiro Colleoni, 220 – Centro, realiza às 14h, palestra com um psicólogo sobre “Violência contra a Mulher”.
Os CESAs (Centros Educacionais de Santo André) terão atividades de recreação como aulas de zumba, dança do ventre, fit dance e hidroginástica. O CESA Vila Linda, por exemplo, contará durante todo o sábado (10) com cama elástica, piscina aberta para a comunidade e sorteio de brindes.
Na área jurídica, haverá aula aberta do curso de Promotoras Legais Populares (PROLEG) sobre a história do projeto e sobre feminismo, no dia 14 de março, às 18h30, no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, localizado na avenida Ramiro Colleoni, Nº 5 – Centro. Na Delegacia de Defesa da Mulher, nesta quinta-feira (8), às 10h, será lançado o projeto Acolhida das Mulheres. A Delegacia de Defesa da Mulher fica na Praça Min. Salgado Filho, 674 – Vila Guiomar.
Texto: Bianca Fontes