Taubaté aumenta acompanhamento do Programa Bolsa Família

0
483
SB post
O índice de acompanhamento da condicionalidade saúde do Programa Bolsa Família de Taubaté subiu de 47% para 84,81% no período de agosto de 2015 a dezembro de 2017.
A permanência no programa está condicionada a alguns compromissos, entre eles manter o cadastro atualizado, passar duas vezes ao ano por atendimento nas unidades básicas de saúde para a pesagem (crianças de 0 a 7 anos também devem estar com a caderneta de vacinação em dia e mulheres de 14 a 44 anos, caso grávidas, devem estar com o pré-natal em dia) e garantir frequência escolar superior a 85% do ano letivo.
No mesmo período (agosto de 2015 a dezembro de 2017), o índice de atualização cadastral subiu de 67% para 73%; o número de famílias cadastradas foi de 15.364 para 18.251; o número de famílias beneficiárias do programa passou de 5.624 para 5.341; o índice de educação foi de 97% para 99% e o fator de repasse IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal) passou de 69% para 82%.
O aumento obtido na maioria dos indicadores resultou em maior transferência de recursos ao munícipio, num percentual de 125,78%. Isto permitiu a aquisição, na área da saúde, de equipamentos para auxiliar o acompanhamento das condicionalidades, como balanças portáteis, estadiômetro portátil, balança infantil, computador, cartilhas informativas, materiais de escritório e ímãs de geladeira com informação de data de pesagem, kits lanches para as reuniões e contratação de espaço e condições necessárias para a realização de capacitações para 270 servidores.
Na área da assistência, houve a expansão do atendimento do setor de Cadastro Único para os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e reestruturação do setor, implantação do Cad Único itinerante, parceria no Projeto Guardião Azul e Família Saudável, desenvolvimento dos projetos Recrear, Crescer, Adolescer, e aquisição de novos equipamentos de informática.
As famílias atendidas pelo programa precisam estar atentas em cumprir as condicionalidades e manter o cadastro sempre atualizado para não perder o benefício.
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome