Prefeitura de Suzano fará processo seletivo para Cursinho Pré-Vestibular

0
639
SB post

Prazo para inscrições começa nesta segunda-feira (05/02) e se estenderá até 15 de fevereiro (quinta-feira); ao todo, são cem vagas disponíveis

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) dará início nesta segunda-feira (05/02) às inscrições para o processo seletivo para o Cursinho Pré-Vestibular da Prefeitura de Suzano. O prazo para se cadastrar se estenderá até o próximo dia 15 (quinta-feira) e o exame será aplicado em 24 de fevereiro (sábado). Ao todo, são cem vagas disponíveis – 50 para o período da manhã e 50 para o da noite – e a previsão é de que as aulas comecem em 5 de março (segunda-feira).

Assim como na edição do ano passado, o curso será voltado para pessoas comprovadamente de baixa renda. Para conseguir ingressar no Cursinho Pré-Vestibular, os candidatos realizarão um processo seletivo, composto de uma prova com 60 questões de múltipla escolha e uma redação. O conteúdo do exame foi preparado pelos oito professores voluntários que também darão as aulas, que ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 19 horas às 22h30, e se estenderão até 14 de novembro nas dependências do Saspe. Estão previstos também simulados, aulas complementares e reuniões eventualmente aos sábados.

Além disso, haverá divisão de vagas por regiões da cidade. Serão 40 oportunidades para pessoas da zona norte (distrito do Boa Vista), 25 para a zona sul (distrito de Palmeiras) e 35 para as zonas leste, oeste e central (demais regiões). Outras informações sobre como se inscrever, documentos necessários e horários podem ser consultadas no comunicado disponível no site www.suzano.sp.gov.br/web/saspe, a partir desta segunda-feira (05/02), e pelo telefone 4743-1600.

As inscrições na sede do Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro) podem ser feitas das 9 às 16 horas. Não será cobrada qualquer taxa, mas haverá no ato do cadastro uma entrevista socioeconômica em que o interessado em participar, que deve ter concluído ou estar cursando o ensino médio, terá de apresentar documento comprobatório da baixa renda familiar.

É necessário levar: original e cópia do RG do candidato e dos integrantes da família; comprovante de endereço com CEP atualizado; histórico escolar; certificado de conclusão do ensino médio (caso tenha concluído); declaração de matrícula atualizada (para quem ainda cursa o último ano do ensino médio); e comprovante de rendimento dos membros da família que contribuem.

A prova de seleção, será realizada no dia 24 de fevereiro (sábado), com duração de três horas, em local e hora a serem definidos, tendo em vista o número de inscrições que forem efetivadas. O exame será composto de uma redação, com valor de 40 pontos, e de 60 perguntas de múltipla escolha, com valor de 60 pontos, de disciplinas do ensino médio: Língua Portuguesa (10 perguntas), Matemática (10), Biologia (5), Filosofia (5), Física (5), Geografia (5), História (5), Inglês (5), Química (5) e Sociologia (5).

Resultado
A lista com os candidatos selecionados será divulgada nos dias 1º e 2 de março (quinta e sexta-feira), a partir das 14 horas, no Saspe. Poderão ser convocados em chamadas complementares até a data limite de 10 de abril. A matrícula será efetivada mediante assinatura de contrato de convivência e regras básicas, durante a aula inaugural, em 5 de março. Assim, a ausência sem justificativa no dia incapacita a continuidade do curso, gerando a eliminação do candidato faltante e o chamamento do seguinte, conforme lista de espera criada a partir dos critérios classificatórios.

A equipe de professores é formada por estudantes de graduação, pós-graduação e egressos de universidades que atuam na região do Alto Tietê, todos com experiência em docência em pré-vestibular, escolas de ensino fundamental e médio e/ou aulas particulares. O material didático utilizado é exclusivo, sendo elaborado e atualizado pelos próprios docentes.

Para a dirigente do Saspe e presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Larissa Ashiuchi, a iniciativa da Prefeitura de Suzano é uma grande oportunidade para quem quer buscar uma formação em nível superior no futuro e não tem condições de arcar com os custos de um curso preparatório para vestibular.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome