A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano está acompanhando as intervenções realizadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no distrito de Palmeiras. O investimento na construção de redes de captação de esgoto e tratamento de efluentes pode chegar a R$ 48 milhões.
A primeira etapa dos serviços está sendo realizada por uma empresa de engenharia que já construiu um canteiro de obras na região, que servirá de base para atuação em bairros como Jardim do Lago, Recanto Ouro Fino, Parque Buenos Aires, Vila Fátima, entre outros. As ações estão marcadas para ter início no próximo mês.
O projeto prevê a construção de novas galerias de coleta e estações elevatórias que conduzirão os dejetos residenciais para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada na cidade. A medida pretende aumentar a qualidade de vida dos moradores e diminuir o impacto do despejo de detritos não tratados em cursos d’água no distrito de Palmeiras, onde grande parte do território é classificado como Área de Proteção Ambiental (APA).
O trabalho será realizado em diferentes etapas, beneficiando progressivamente a população de diversos bairros da região sul de Suzano. Após a conclusão da primeira etapa, serão incluídos em um segundo momento os bairros Recanto das Palmas, Jardim Amazonas, Jardim Dora, Jardim Brasil, Jardim Silvestre, entre outros, que serão integrados à rede construída na fase inicial. O custo total da obra foi estipulado em R$ 48 milhões.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Ari Serafim Barbosa, mostrou-se ansioso com o andamento das obras em Palmeiras.