Representante internacional visita a Cidade de Santos para discutir a gestão de resíduos

0
471
SB post

A secretaria de Meio Ambiente receberá representantes da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, sigla em inglês), que visitarão a Cidade nesta quinta-feira (15) para encontro sobre gestão de resíduos e poluição marinha.

A ISWA é a principal entidade em âmbito global que atua especificamente para promover melhores práticas de gestão de resíduos nas cidades. Recentemente, a instituição lançou uma força-tarefa para combater o lixo marinho através de ações de gestão de resíduos no ambiente terrestre, pois segundo estimativas, cerca de 80% dos resíduos que vão parar nos mares são oriundos das cidades.

Por ocasião do Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, de 18 a 23 de março, o presidente, o vice-presidente e o vice-coordenador do Comitê de Destinação de Resíduos farão uma visita à Prefeitura de Santos para apresentar as conclusões do relatório lançado recentemente sobre o tema e iniciar processo de cooperação técnica com a Cidade a fim de orientar as melhores práticas para prevenir que os resíduos acabem no mar do litoral santista.

O relatório traz evidências da relação direta entre a falta de infraestrutura e as práticas inadequadas de gestão de resíduos em solo e a geração de lixo marinho. A única forma de reverter essa tendência é cuidar do problema na fonte, ou seja, universalizar os sistemas de coleta e estruturar o processo de destinação adequada. A ISWA acredita que essa é a única maneira de solucionar o problema da poluição marinha a longo prazo.

Santos está engajada nas iniciativas de combate ao lixo nos oceanos, tendo lançado em 2017 os Programa Santos Pelo Oceano e Santos Cidade Sustentável que busca permanente conscientização por menos lixos nas praias, uma estratégia de educação ambiental.

Foto: Susan Hortas/Arquivo

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome