Prefeitura de Santos informa: Viajantes devem estar atentos à vacina da febre amarela

0
520
SB post

Com o alerta em relação à febre amarela, a vacina é a forma mais eficaz e segura de se prevenir contra essa grave doença, que pode matar. Para quem está planejando viajar, a imunização é fundamental e  até o embarque para alguns países pode ser impedido sem o certificado de vacinação.

Atualmente, é possível se vacinar em  22 policlínicas da Cidade (veja endereços abaixo), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

A proteção é essencial para quem vai viajar para as áreas endêmicas, como as regiões Norte e Centro-Oeste e algumas partes do Nordeste, Sul e Sudeste – nesta última estão incluídas algumas áreas de São Paulo, como o interior.

O viajante precisa estar vacinado com, no mínimo, dez dias de antecedência da data da viagem. Este é o tempo necessário para que o organismo inicie a produção de anticorpos.

EXTERIOR

Já para quem vai viajar ao exterior, há uma série de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. Confira a lista. 

Nesse caso, a orientação é se dirigir à Policlínica Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728), onde funciona o Centro de Orientação ao Viajante. No equipamento ser emitido CIVP. Para o atendimento, é preciso levar documento oficial de identificação com foto, carteira de vacinação e comprovante da viagem (voucher, por exemplo).

Conforme diretriz da Organização Mundial de Saúde, para emissão do CIVP o viajante deve ter tomado uma dose da vacina contra a febre amarela, que terá validade para toda a vida. Desta forma, para a pessoa que já realizou uma vacinação, basta apresentar o cartão nacional com os dados da vacina.

O viajante que não tiver nenhum histórico vacinal comprovado deverá tomar uma dose para emissão do certificado.

 

Confira os postos

Orla

  • Aparecida – Av. Pedro Lessa, 1.728
  • Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607
  • Embaré – Praça Coronel Fernando Prestes s/nº
  • Gonzaga – Rua Assis Correia, 17
  • José Menino / Pompeia – Avenida Floriano Peixoto, 201
  • Ponta da Praia – Praça 1º de Maio s/nº

 

Centro/Área Continental

  • Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 514, Encruzilhada
  • Vila Mathias- Rua Xavier Pinheiro, 284, Encruzilhada
  • Vila Nova – Praça Iguatemi Martins s/nº
  • Caruara – Rua Andrade Soares s/nº
  • Martins Fontes – Rua Luiza Macuco 40, Vila Mathias

 

Zona Noroeste

  • Alemoa e Chico de Paula- Praça Guilherme Délius s/nº, Alemoa
  • Bom Retiro- Rua João Fraccaroli s/nº
  • Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº
  • São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/nº, São Manoel
  • São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351 – São Jorge
  • Castelo- Rua Francisco de Barros Melo, 184

 

Morros

 

  • Marapé – Rua São Judas Tadeu, 115
  • Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
  • São Bento – Rua das Pedras s/nº
  • Valongo – Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº, Saboó
  • Morro do José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A.

Foto: Francisco Arrais

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome