Um sagui adulto fêmea foi encontrado morto no bairro da Vila Belmiro junto com dois filhotes vivos, neste domingo (18). O corpo do animal foi recolhido no mesmo dia pela Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz), da Secretaria de Saúde, para a necropsia nesta segunda (19) no Orquidário Municipal. Os filhotes ficaram sob responsabilidade da Polícia Ambiental.
De acordo com o veterinário José Heitzmann Fontenelle, da Secretaria de Meio Ambiente, que fez o procedimento de necropsia, a indicação da causa da morte é a involução uterina, pois o útero da fêmea não regrediu após o parto. Apesar do laudo, foram retiradas amostras do sagui para envio ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório de referência do governo estadual, para confirmar ou descartar a infecção por febre amarela. Já amostras do cérebro serão destinadas ao Instituto Pasteur (também do governo do Estado) para o diagnóstico de raiva.
VIGILÂNCIA
Quem encontrar macaco morto não deve tocar ou manusear o animal e pode entrar em contato com seção de zoonoses da Prefeitura, pelos telefone 3257-8032 ou 3257-8044.