Por meio do Programa de Uso Racional da Água (Pura), a Prefeitura recebeu da Sabesp, na quarta-feira (4), mil retentores de água para torneiras, que serão instalados em todos os equipamentos públicos municipais. Caso seja necessário, mais unidades do dispositivo serão disponibilizadas.
Segundo o analista de gestão da companhia de saneamento, Cláudio Luiz Neves, o objetivo é reduzir a vazão nas torneiras. “Hoje, o volume que sai é muito além do que se precisa. Não vai haver qualquer tipo de desconforto”, garante.
Os retentores são anéis plásticos instalados nas torneiras que controlam a quantidade de saída de água. Eles serão instalados por funcionários da Secretaria de Gestão (Seges), que foram qualificados para o procedimento. Segundo o chefe da pasta, Carlos Teixeira Filho, a medida tem finalidade ambiental e financeira. “Conscientizamos agora para fazer uma economia lá na frente”.
Com o Pura, o objetivo da Administração é reduzir em cerca de 10% o volume de água utilizado nos próprios municipais. Atingida a meta, o Município obtém um desconto de 25% na tarifação.
Foto: Susan Hortas